segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Crónica Coaching - Nuno Reis


Preparação

Bem vindos a mais esta nossa partilha.

Abordar o tema da preparação é enquadrar o que é preciso, necessário e prioritário para conseguires alcançar o sucesso no que consideras ser o futuro para ti. A decisão de iniciar o processo de preparação da viagem, acontece nas pessoas que sabem o que querem, não querem e merecem, conseguindo colocar em estratégia a visão que têm no seu interior, de forma estruturada, dinâmica e lógica. A articulação entre a criação e a implementação da estratégia, é exigente e alvo de muitos imprevisto, fundamentando a importância de preparar toda a viagem à priori, criando a estrutura de prevenção com que vais conseguir lidar com a pressão de teres sido apanhado(a) desprevenido(a).
A questão é como preparar convenientemente a mente para que alcance os objectivos intermédios e final. Neste ponto entra a compreensão e aceitação da importância que tem a meta, ao mesmo tempo que a mente está consciência para a exigência a que vai ser sujeita durante todo o percurso, a todos os níveis.

Ao visualizarmos o objectivo como uma maratona que vai ter sprints, rapidamente chegamos à conclusão de que é sensato preparar o corpo e a mente para o impacto de factores imprevisíveis e previsíveis, ganhando a aptidão de manter o foco e a clarividência em momentos de pressão elevada. Compreender que estes vão ser os momentos diferenciais e que vão simbolizar os momentos de viragem, ou seja o estabelecimento da corrente que vai unindo todas as fases até à realização plena do objectivo final. No seguimento é importante ter a noção de que esta vitória simboliza a entrada no nível posterior e consequentemente do novo período de preparação para a próxima maratona.

A importância de enquadrar correctamente o processo, tanto a nível de interpretação mental como de compreensão emocional, vai permitir que adaptes o corpo e a mente para que o processo aconteça de forma consistente e natural, por isso começa já a ver a vitória através do conceito “maratona com sprints” e evita entrar em acção com o foco de assumires que o processo no seu todo é um sprint. A importância de colocares a orientação em primeiro lugar e apenas de seguida a velocidade, vai proporcionar-te mais controlo e com isso, aumentar o teu nível de liderança e de tomada de decisões que facilitam a transição entre fases. O desafio vai ser a imagem mental que tens de ti mesmo(a), porque o aceitas ser de olhos fechados vai ser expandido e ganhar estrutura através do comportamento que vais escolher tendo como base, o que acreditas de verdade estar acessível para ti. O fortalecimento da inteligência emocional, factor que sublinho prioritário, faz despontar a capacidade de ler o que acontecimento no micro e no macro, trazendo dados e informações fundamentais para que sejam implementadas rectificações e melhorias. Como podes obervar o processo vai estar repleto de desafios, mais ou menos intensos, todos eles com a capacidade de atrofiarem ou reforçar a tua certeza interior para o que estás a dedicar a tua vida. 
Observando o trajecto como uma viagem de automóvel, rapidamente chegamos à conclusão da importância de confirmar o real estado da viatura, em termos de viabilidade, de segurança e de conforto, para que a viagem decorra de forma tranquila. A nível do condutor é importante o conforto, o descanso e a nutrição, de forma a que as faculdades estejam activas e equilibradas, de forma a que conduza em segurança e alcance o destino dentro do tempo pretendido. O terceiro factor é o conhecimento do percurso e para isso, conhecer o trajecto vai permitir que toda a estratégia seja associada à realidade prevista, assim como vai ser possível a identificação dos pontos mais exigentes e com isso, ser possível a preparação necessário para que todas as fases sejam transpostas de uma forma natural, fluída e bem sucedida.

Por outro lado é importante que a vida é uma aventura e que por vezes, por simples “toque de magia”, vais ver-te de súbito no meio de um percurso, sentindo a pressão de que não te prepaste e que por isso não estás apto a assumir a liderança da sua gestão e é neste momento que é fundamental que inicies o processo de adaptação à realidade, assumindo a postura de observador para que consigas a informação necessária para tomar decisões de melhoria e de reforço de imediato, contribuindo para que a direcção mantenha a a gestão e oriente a velocidade de forma a que o esperado possa ser tornado real.

Para finalizar é importante que saibas que a preparação precisa de uma estratégia de implementação, para que seja bem sucedida em termos quantitativos e qualitativos, razão que me leva a sugerir que inicies a observação do tipo de resultados que tens obtido das tuas inúmeras “viagens” até este momento e que analises os resultados tendo em conta o que sentes que é a tua realização e satisfação pessoal, assim como o tipo de resultados que tens obtido. 
Recorda que existem dois tipos de viagens: as que preparas e as que surgem de uma forma inesperada, razão que fundamenta que invistas tempo em conhecer de verdade o condutor assim como a viatura. Ficando mais consciente vais aumentar de imediato a tua capacidade de tomar decisões e isso, é construir o sucesso de uma forma contínua e consistente.
Tudo está ao alcance do que acreditas ser capaz, é real e existe para ti no dia-a-dia, a tua capacidade de resposta está relacionada com o nível de autoconhecimento que tens de ti mesmo(a) e para finalizar o sucesso é uma consequência directa do que vais fazer antes de o alcançar, portanto quanto mais preparado(a) melhores vão ser os teus resultados.

Tenham uma fantástica semana!

Coach Nuno Reis

Apresentação Nuno Reis

Chamo-me Nuno e ajudo pessoas a ficarem mais confiantes, motivadas e a saberem como optimizar o imenso potencial que têm dentro de si. A minha vocação é simplificar o que é necessário ser desenvolvido, para que conheçam a forma mais adequada de aproveitar oportunidades.
O foco é o potencial que tens dentro de ti e a criação da estratégia personalizada que dê resposta às tuas reais necessidades e com isso, teres acesso a um nível superior de performance e de sucesso.

A preparação mental é fundamental e vamos criar um plano personalizado de melhoria, para que melhores a forma de como geres as tuas emoções, energia e motivação, fortalecendo a tua capacidade de resposta em toda e qualquer situação. O plano que iremos criar juntos tem previsto a expansão da tua influência e notoriedade nas redes sociais, para que aumentes a percentagem de seguidores e com isso, consigas mais contactos qualificados para alavancares o teu sucesso. Vamos planear reuniões enquadradas com o teu Plano estratégico, assim como programas e eventos de fortalecimento de imagem. O aconselhamento e a orientação de tudo o que envolve a base do sucesso que pretendes alcançar.
Vais ter o meu compromisso, dedicação e proximidade, em todos os momentos do processo, factor que faz parte de quem sou e do modo de como trabalho, por ter a consciência da importância de sentires confiança. segurança e motivação e sentires que és respeitado(a) como pessoa.

nr@coachnunoreis.com
https://coachnuno.wixsite.com/sucesso