segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Crónicas de Fim de Século


O jornalista Helder Bastos apresentou “Crónicas de Fim de Século”, um livro que reúne textos sobre comunicação, média, jornalismo e Internet, divulgados no Jornal de Notícias entre 1994 e 1999, assinalando 20 anos desde a publicação da última crónica.

Textos que acompanharam de perto a chegada e expansão de novas tecnologias, como a Internet, estão agora compilados num livro que recria “Comunicarte”, o espaço semanal que serviu de ponto de observação privilegiado sobre as transformações que os novos média estavam a provocar na sociedade. O livro será apresentado por Domingos de Andrade e Júlio Roldão que, a par do autor, convidam a analisar e a discutir a adequação das crónicas aos tempos actuais.

Professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde lecciona no curso de Ciências da Comunicação, e membro do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória e do Observatório do Ciberjornalismo, Helder Bastos é um ex-jornalista que trabalhou no Jornal de Notícias, no Diário de Notícias e na Rádio Press, destacando-se como pioneiro do ciberjornalismo em Portugal. Publicou, entre outros, os livros Jornalismo Electrónico: Internet e Reconfiguração de Práticas nas Redacções, Ciberjornalistas em Portugal e Origens e Evolução do Ciberjornalismo em Portugal enquanto investigador.