segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Tiago Rodrigues encena Saramago na Royal Shakespeare Company



Tiago Rodrigues, encenador, actor, dramaturgo e actual Diretor Artístico do Teatro Nacional D. Maria II, é um dos artistas que integra a programação da temporada de verão de 2020 da conhecida companhia inglesa Royal Shakespeare Company.

A 1 de Agosto de 2020, Tiago Rodrigues estreia, na Royal Shakespeare Company, uma adaptação de dois romances de José Saramago: Ensaio sobre a Cegueira e Ensaio sobre a Lucidez. Com o título Blindness and Seeing, o espectáculo estará em cena no Swan Theatre, em Stratford-upon-Avon, de 1 de Agosto a 26 de Setembro de 2020. Uma encenação e adaptação de Tiago Rodrigues, a partir dos romances do Nobel da Literatura, Blindness and Seeing transporta-nos para a visão poética e evocativa de José Saramago, num espectáculo com um elenco composto por actores da companhia inglesa.

A criação de Tiago Rodrigues integra a iniciativa Projekt Europa, da Royal Shakespeare Company, que congrega uma selecção única e eclética de espectáculos, colaborações e actividades, que decorrem nos espaços Swan Theatre e The Other Place, durante o ano de 2020. O programa inclui três novas criações de importantes artistas europeus (Blindness and Seeing, de Tiago Rodrigues, Europeana, de Maria Åberg, e Peer Gynt, de Barbara Frey), sete monólogos redigidos por escritores europeus em ascensão, uma colaboração única entre a RSC Next Generation ACT – uma companhia jovem composta por estudantes dos 12 aos 16 anos – e o encenador sueco Mattias Andersson, e um conjunto de eventos e debates à volta do tema Europa.

Director artístico do Teatro Nacional D. Maria II desde 2015, Tiago Rodrigues trabalha como actor e criador há mais de 20 anos, procurando, nas suas criações, a transformação poética da realidade através da utilização das ferramentas teatrais. Em 2018 foi galardoado com o XV Prémio Europa Realidades Teatrais.