segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Uma homenagem à Mulher em 150 retratos


A Porto Editora fez chegar às livrarias o mais recente livro de Veríssimo Dias, Portuguesas: uma homenagem em 150 retratos. Mais do que um livro de fotografia, este livro que conta com o apoio da Altice Portugal, através da sua Fundação, assume-se como um contributo do autor para a valorização do papel da Mulher no nosso país.

Veríssimo Dias apresenta retratos de mulheres notáveis, figuras públicas e outras mais afastadas dos focos mediáticos, que são referências nos seus respetivos campos de atuação. São atletas, como Rosa Mota ou Telma Monteiro. São académicas, como Irene Flunser Pimentel e Maria Manuel Mota. São artistas, como Ana Bacalhau, Eunice Muñoz ou Isabel Silvestre. São detentoras de cargos políticos, militares, gestoras. Em suma, independentemente da área ou setor de atividade em que se distinguem, as retratadas representam uma personificação do elogio à igualdade de género e o papel essencial na construção coletiva de Portugal.

Sobre o Autor

Veríssimo Dias é engenheiro, biólogo e ecologista, a par de apaixonado pela arte fotográfica. Portuguesas é o seu quarto livro de retratos – depois de Retratos de Abril, 35 anos depois (2009), Retratos da República (2010) e Retratos do Dragão (2012). Em todos eles, busca-se captar a interioridade luminosa e o fulgor natural presentes em cada ser.