terça-feira, 7 de junho de 2022

4 curiosidades sobre a esferográfica BIC 4 Cores



Por ocasião do Dia da Caneta Esferográfica, comemorado a 10 de junho, a BIC homenageia a sua icónica esferográfica BIC® 4 Cores, um instrumento que nasceu em 1970 como uma nova ferramenta para facilitar a expressão criativa. A BIC® 4 Cores reúne as quatro cores por excelência (azul, preto, vermelho e verde) numa só esferográfica, o que torna a escrita mais fácil e agradável.

As características desta esferográfica são conhecidas globalmente: o seu distinto som ‘clique’, o seu prático clip perfeito para a juntar a um caderno e o seu característico orifício superior para a carregar. Porém, muitos desconhecem algumas das particularidades e curiosidades desta esferográfica.

Nesse sentido, e homenageando a BIC® 4 Cores, apresentamos as suas quatro curiosidades mais interessantes: a sua criação histórica, a coleção de design do Centro Pompidou, a edição ultralimitada feita à mão em ouro e a longa duração da sua tinta.

Como nasceu a BIC® 4 Cores?
A esferográfica BIC® 4 Cores nasceu em 1970 por Marcel Bich: o conceito das esferográficas de 4 cores já existia mas não funcionava bem. Marcel Bich percebeu o seu potencial, aperfeiçoou-a e converteu-a num produto popular para o mercado de massas, simples, essencial e acessível a todos. Bich tinha o propósito de “criar um artigo que facilitasse a vida dos utilizadores e libertasse a sua mão para que pudessem soltar a expressão criativa”. O slogan era claro e conciso: “Muda de tinta sem mudar de esferográfica”, fazendo alusão à sua praticidade.

A esferográfica BIC® 4 Cores conquistou rapidamente os mercados internacionais, já que era comum os utilizadores possuírem várias unidades de esferográficas de diferentes cores, e com esta em apenas um clique teriam a cor que desejavam. Tornou-se particularmente popular entre os estudantes e os profissionais de saúde. Desde a sua criação apenas mudou uma vez: no início incluía uma bolinha no extremo superior que servia para fazer girar o disco dos telefones antigos. Hoje, a ponta conta com um furo para grande alegria dos enfermeiros que têm por hábito usar a esferográfica BIC® 4 Cores presa num fio ao pescoço.

A BIC® 4 Cores no Centro Pompidou
No início de 2021, a esferográfica BIC® 4 Cores entrou na coleção permanente de design do Centro Pompidou, o Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea, em Paris. Além da esferográfica original, incluíram-se três edições limitadas desenhadas por diferentes artistas, como a “Ni Noir, ni rouge, ni vert, ni bleu” do francês Claude Closky.

O Centro Pompidou é um dos mais visitados do mundo, registando 3.450.000 visitantes anuais. A admissão da 4 Cores na sua coleção significou um enorme reconhecimento pelo seu caráter icónico e intemporal, assim como pela sua alta qualidade a nível de design e fabrico.

A BIC® 4 Cores em ouro
Uns meses mais tarde, a casa Tournaire, mestres artesãos na arte da joalharia, e Richard Orlinski, o artista contemporâneo francês de maior sucesso no âmbito da escultura, criaram uma coleção única e limitada de esferográficas BIC® 4 Cores. Todas feitas à mão, como se de uma joia se tratasse.

Para a edição especial ultralimitada criaram 24 esferográficas em ouro de 18 quilates e com 202 diamantes. Produziram-nas em 3 cores diferentes, oito de cada uma: branco, amarelo e ouro rosa, a um preço de venda ao público de 24.500 euros. Além disso, criaram também uma versão sem diamantes em ouro branco, amarelo e rosa, por 11.500 euros, e por último, os modelos mais simples, por 390 euros.

Longa duração: 8 quilómetros de tinta!  
Historicamente, a BIC® Cristal®, a esferográfica mais vendida do mundo e ‘irmã mais velha’ da esferográfica BIC® 4 Cores, é conhecida pela sua longevidade, permitindo escrever até 3 quilómetros com uma qualidade constante. 

Relativamente à BIC® 4 Cores especificamente, as suas 4 pontas médias de 1 milímetro permitem escrever até 8 quilómetros sem que se esgote a tinta, 2 quilómetros por cada tubo de cor.



As novas BIC® 4 Cores
As esferográficas BIC® 4 Cores, com o seu corpo volumoso, são também ideais para criar edições especiais com decorações únicas que as converteram em peças de coleção. Durante muitos anos, a esferográfica permaneceu sem alterações até que se lançou a primeira edição especial em 2010, por ocasião do 40º aniversário da BIC® 4 Cores .

Para celebrar o Dia da Caneta Esferográfica, a BIC® apresenta duas novas gamas da icónica 4 Cores: Tie-Dye e Botanical. A gama Tie-Dye inclui uma decoração tendência em cores pastel e formas características da técnica. A gama Botanical, como o seu nome indica, é composta por esferográficas 4 Cores com estampados florais.