segunda-feira, 20 de junho de 2022

Júlio Pereira e a Associação Museu Cavaquinho apresentam o CD "Cavaquinhos.pt"



Há muito que é sabida e reconhecida a grande paixão e aturada pesquisa que Júlio Pereira tem vindo a dedicar a esse instrumento tão peculiar que é o cavaquinho.

A Associação Cultural Museu Cavaquinho, fundada por este músico e compositor, lança o CD “Cavaquinhos.pt”, o primeiro disco colectivo de originais por tocadores de Cavaquinho e Braguinha editado em Portugal

Atenta à diversidade dos pequenos cordofones de mão praticados em Portugal, a Associação Cultural Museu Cavaquinho decidiu produzir este CD colectivo de originais, lançando um desafio a músicos que se destacam na execução da braguinha madeirense e do cavaquinho urbano continental, para além do chamado “minhoto”. Pela primeira vez podemos apreciar numa mesma obra, um espectro tímbrico muito completo dos pequenos tetracórdios de mão portugueses. Igualmente pioneira é a inclusão nesta compilação de exemplos do cavaquinho urbano tornado popular durante o século XIX no continente, e que agora se estreia com novas composições.

A Associação Cultural Museu Cavaquinho foi constituída em 2013 e tem como fim documentar, preservar e promover a história e a prática do cavaquinho. Promover os músicos e o seu trabalho faz parte integrante da sua missão.

O CD “Cavaquinhos.pt” é a terceira edição discográfica da Associação Cultural e Museu Cavaquinho . Depois de “Cavaquinho Cantado” de Daniel Pereira Cristo (2017) que obteve o Prémio “Carlos Paredes” e “O Cavaquinho do Amadeu” de Amadeu Magalhães (2015). Paralelamente Júlio Pereira, Presidente da ACMC, também gravou dois discos totalmente dedicados a este instrumento: “Cavaquinho.pt” (2013) e “Praça do Comércio” (2017) onde recebeu dois prémios: “Prémio SPA” e “Prémio José Afonso”.