quinta-feira, 9 de junho de 2022

Série televisiva "Glória" transforma-se em romance editado pela Oficina do Livro



“Glória”, o livro sobre a primeira série original portuguesa da Netflix, é editado pela Oficina do Livro.  Os 10 episódios são agora transformados em 320 páginas, escritas por Pedro Lopes, um dos criadores do projeto e o principal argumentista, em conjunto com o escritor Paulo M. Morais. "Glória" é um thriller de espionagem e ação, passado em Portugal nos anos finais da ditadura do Estado Novo, e ainda durante a Guerra Fria, sendo uma história de ficção assente em factos reais.

“Esta é uma obra de entretenimento, mas também uma obra reveladora do nosso passado recente”, escreve Pedro Lopes na nota final do romance que agora chega às livrarias, sobre uma história que o acompanha desde sempre, ouvida da boca do avô: o centro de retransmissão de rádio, a Rádio Free Europa, instalada numa pequena terra perdida do Ribatejo, ao serviço da informação e propaganda norte-americana que, por motivos aparentemente técnicos e geográficos, transforma a pequena aldeia de Glória no improvável cenário da História Mundial e da Guerra Fria.

João Vidal, filho de um político da ditadura, trabalha como engenheiro na rádio controlada pelos americanos, mas o que nem a família nem os patrões sabem é que o jovem de aparência imperturbável, embora profundamente traumatizado pela Guerra Colonial, é um agente ao serviço do KGB. Envolto numa teia de traições, mentiras e morte, João vai questionar as suas lealdades e pôr em risco a própria vida…

Realizada por Tiago Guedes e protagonizada por Miguel Nunes, a série com maior orçamento de sempre na história da produção nacional foi produzida pela SPi.

Sobre os Autores

Pedro Lopes é licenciado em História, mestre em Comunicação, Cinema e Televisão e doutorando em Ciências da Comunicação. Diretor de Conteúdos da produtora SP Televisão, presidente da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos e membro da International Academy of Television Arts & Sciences,é ainda professor da Escola Superior de Comunicação Social e da Universidade Católica Portuguesa. Foram muitos os prémios que recebeu em festivais nacionais e internacionais, com destaque para o International Emmy Award (2011) e o New York Festivals TV & Film Awards (2016). Em 2021, criou a primeira série original portuguesa da Netflix, “Glória”, nomeada em cinco categorias para os prémios Platino del Cine Iberoamericano, incluindo o de Melhor Série e Melhor Criador.

Paulo M. Morais licenciou-se em Comunicação Social e trabalhou em revistas de papel e portais de Internet, especializando-se nas áreas do cinema, da gastronomia e das viagens. Atualmente, dedica-se às áreas da tradução, edição e escrita de projetos editoriais. Estreou-se na ficção com Revolução Paraíso (Porto Editora, 2013). Os romances Seja Feita a Tua Vontade (Casa das Letras, 2017, finalista do Prémio LeYa) e Pratas Conquistador (Casa das Letras, 2019) mereceram recomendações pelo Plano Nacional de Leitura. Na área da não-ficção, publicou Uma Parte Errada de Mim (Casa das Letras, 2016) e Voltemos à Escola (Contraponto, 2017, PNL2027). A Aldeia Verde e Vermelha (Tcharan, 2020) foi o seu primeiro livro infantil.