terça-feira, 21 de junho de 2022

Zoobiquidade: A principal diferença entre nós e os animais...



Zoobiquidade, escrito em coautoria pela cardiologista Barbara Natterson-Horowitz e pela jornalista científica Kathryn Bowers, consiste numa abordagem profundamente inovadora, transcendendo as fronteiras das disciplinas e das espécies, que vai transformar o modo como vê o mundo animal – e como se vê a si mesmo. Chega às livrarias a 23 de junho.

Zoobiquidade é o primeiro livro a explorar muitos dos problemas de saúde comuns a seres humanos e outros animais, trazendo à luz descobertas reveladoras sobre potenciais tratamentos para doenças como a diabetes, o cancro, e doenças cardíacas e mentais. «Este livro não é sobre testes em animais. Nem é sobre as complexas e importantes questões éticas relativas à investigação laboratorial efetuada em animais. Em vez disso, é a introdução de uma nova perspetiva, que poderá melhorar a saúde tanto de pacientes humanos como animais. Esta perspetiva parte de uma realidade simples: nas selvas, nos oceanos, nas florestas e nas nossas casas, os animais ficam por vezes doentes – tal como nós. Os veterinários observam e tratam dessas doenças numa grande variedade de espécies; e, ainda assim, os médicos tendem a ignorá-lo quase por completo. É uma falha grave, uma vez que poderíamos melhorar o nível de saúde de todas as espécies ao aprendermos como vivem os animais, como morrem, adoecem e se curam nos seus habitats naturais.»

O lançamento do livro contará com a presença de ambas as autoras e a apresentação estará a cargo de Catarina Lavrador, vice-presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos Veterinários e Docente da Universidade de Évora. O evento está integrado na conferência Zoobiquity – Female Health Across the Tree of Life e terá lugar no Museu Nacional de História Natural e da Ciência na segunda-feira, dia 4 de julho, às 18h30.

Sobre as Autoras

Drª Barbara Natterson-Horowitz é professora do departamento de Biologia Evolutiva Humana na Universidade de Harvard e professora de Medicina na divisão de Cardiologia da UCLA. É codiretora do Programa de Medicina Evolutiva da UCLA e foi presidente da International Society for Evolution, Medicine, and Public Health. A sua investigação concentra-se no estudo de uma diversidade de animais, no seu ambiente natural, para descobrir adaptações evolutivas relevantes aos desafios da saúde e do desenvolvimento humanos. 

Kathryn Bowers é jornalista de ciência. Lecionou sobre escrita e comportamento animal nas universidades de UCLA e Harvard. É editora no site Zócalo Public Square e foi bolseira do think tank New America, editora na Atlantic Monthly e jornalista e produtora na CNN International, em Londres.