segunda-feira, 13 de junho de 2022

Um livro prático e ilustrado para combater a doença do século



A ansiedade é a doença do século e há cada vez mais pessoas – sobretudo jovens – a sofrerem de problemas ao nível da saúde mental e à procura de soluções que as ajudem a ter uma vida mais feliz. A Contraponto publica a 23 de junho Não É Loucura, É Ansiedade — Primeiros socorros para combateres a doença do século, da psicóloga clínica Sophie Seromenho. Um livro prático, repleto de ilustrações e esquemas, em que autora apresenta estratégias para ajudar a lidar com as  emoções de modo a atingir o bem-estar emocional. Sophie Seromenho recorre a uma abordagem científica com uma linguagem informal perfeitamente acessível e adaptada a todos os públicos, em especial o mais jovem, como os adolescentes, estudantes universitários e jovens em início de carreira.

A pandemia fez disparar o número de pessoas com perturbações de ansiedade (um aumento de 25% em dois anos a nível mundial, segundo a OMS) e foram muitos aqueles que chegaram em consulta até Sophie Seromenho com problemas de ansiedade e ataques de pânico.

Neste livro prático, a autora mostra o modo de funcionamento do nosso cérebro e  como podemos aprender a gerir a nossa ansiedade e as nossas emoções. Recorrendo a exercícios, a autora ensina:

- estratégias para gerir a ansiedade;
- como melhorar a relação com nós mesmos e aumentar a autoconfiança;
- identificar a origem dos medos e a descatastrofizar os pensamentos, emoções e sensações corporais geradoras de ansiedade;
- como a exposição gradual às fontes de ansiedade pode ajudar a enfrentá-las;
- técnicas que permitirão lidar com os temidos ataques de pânico;
- a importância do autocuidado na gestão da saúde mental.

Sobre a Autora

Sophie Seromenho nasceu em França, mas vive em Portugal desde 2002. É mestre em psicologia cognitivo-comportamental e integrativa pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e membro da Ordem dos Psicólogos. Para além de ser psicóloga clínica, trabalha também como formadora e, em 2021, especializou-se em terapias cognitivo-comportamentais de terceira geração, pelo Instituto CRIAP. Dá consultas de psicologia desde 2018, a adultos, sendo as suas áreas de maior interesse as perturbações de ansiedade e do humor, perturbações da personalidade, trauma e luto. Olha para cada pessoa como um ser único, diferente de todos os outros e com vontade própria, acompanhando-a de perto no seu processo de desenvolvimento pessoal, com o objetivo de ajudar a alcançar a autonomia na tomada de decisões. Procura que o exercício da sua profissão seja o mais ético possível e não o mínimo aceitável. Divulga o seu trabalho, as suas convicções e informações úteis através da sua página de Instagram.