terça-feira, 14 de junho de 2022

O ódio tornou-se global e a pergunta é: porquê?



Foram publicados muitos livros sobre a extrema-direita. Este, porém, é único e será, sem dúvida, a obra definitiva sobre o tema. Tambores ao Longe – Incursões na Extrema- Direita Mundial é o primeiro livro a adotar um ponto de vista genuinamente global, observando a extrema-direita em todo o mundo, mais do que só num país ou continente.

Joe Mulhall, com doutoramento sobre o fascismo no pós-guerra, investigador da maior organização antifascista e antirracista do Reino Unido e um dos mais destacados especialistas do Reino Unido nos extremismos de direita, passou os últimos dez anos a acompanhar o rápido crescimento da extrema-direita internacional, infiltrando-se em muitos grupos para melhor compreender as suas motivações. Esta obra, que chega às livrarias portuguesas no dia 9 de junho, é um relato muito bem informado da assustadora ascensão da extrema direita global, do porquê de estar a acontecer e de onde ela nos poderá conduzir.

«Poucas pessoas, se é que alguma, estarão mais bem posicionadas para escreverem um livro desta amplitude e escala do que Joe Mulhall. A extrema-direita mundial tem de ser compreendida, em todos os seus níveis, se quisermos que ela seja domesticada. Muitos, como eu, acolherão com entusiasmo uma obra destas.» Mark Townsend, The Observer

Sobre o Autor

Joe Mulhall é um dos mais destacados especialistas do Reino Unido nos extremismos de direita. Com um doutoramento sobre o fascismo no pós-guerra, é investigador da maior organização antifascista e antirracista do Reino Unido, HOPE not hate (HNH), tendo publicado numerosos artigos académicos sobre o tema e proferido conferências em todo o mundo. Coautor de The International Alt-Right e autor de British Fascism After the Holocaust, colaborou com os jornais The Guardian, The New Statesman e Independent. Tem presença habitual em programas de meios de comunicação audiovisuais, entre os quais News at Ten (BBC), Today (Radio 4), The Moral Maze e Channel 4 News.