quinta-feira, 2 de junho de 2022

Estreias de cinema de 2 de Junho de 2022



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



7 Balas

Lena Headey (a actriz que durante oito anos deu vida à emblemática personagem Cersei Lannister, da série “Guerra dos Tronos”) é Gipsy Moon, uma dançarina exótica que há muito anseia dedicar-se exclusivamente à escrita. Quando tudo parece encaminhar-se para um novo começo de vida, depara-se com Sam, de dez anos, escondido em sua casa depois de ter assistido ao assassinado dos pais. Apesar de inicialmente relutante, ela acede a protegê-lo até encontrar alguém que se responsabilize por ele. Mas, no seu encalço, Gipsy e Sam têm três assassinos que trabalham para Jack, um perigoso criminoso com quem em tempos ela teve um caso amoroso.
Um “thriller” de acção realizado por Gigi Gaston (“Fronteiras da Ambição”, “Fatal Memory”) que, para além de Headey, conta com os actores Sam Worthington, Dean Scott Vazquez, Emma Holzer, Barbara Hershey, La La Anthony e Cam Gigandet. 



Mar do Norte

Em 1969, a cerca de 320 quilómetros a Sudoeste de Stavanger (Noruega), foi descoberto um enorme campo de petróleo sob o Mar do Norte que, ao ser explorado, deu origem a uma fase de grande prosperidade no país. Meio século depois, nesse mesmo lugar, abriu-se uma fenda no fundo do oceano que originou o colapso de uma das plataformas, causando a morte a dezenas de trabalhadores. Para entender as razões de tal tragédia e resgatar possíveis sobreviventes, é enviada ao local uma equipa de peritos. Não tardam a descobrir que aquela fenda é apenas o início de algo catastrófico que destruirá grande parte da costa norueguesa.  
Um filme-catástrofe realizado pelo norueguês John Andreas Andersen (“O Terramoto”), que segue um argumento ficcionado de Harald Rosenløw e EegLars Gudmestad sobre os eventuais perigos do excesso de exploração dos campos de petróleo.



Revolta

Devido à crise económica causada pela pandemia, Portugal está à beira da ruptura. Várias manifestações estão a acontecer pelo país fora enquanto Paulo e Cristina, um casal com um recém-nascido, se preparam para receber dois amigos para jantar. Um deles é o João, que está a atravessar um mau momento devido à recente separação; a outra é a desinibida e aventureira Raquel, uma amiga de infância que Cristina não vê há já muito tempo. Mas a noite, que se previa tranquila, torna-se palco de uma série de desentendimentos que vão colocar em risco a relação entre os quatro.
Com assinatura do realizador e argumentista Tiago Santos (também responsável pelas séries “Chamadas para a Quarentena” e “O Mundo Não Acaba Assim”), este filme conta com a participação de Teresa Tavares, Margarida Vila-Nova, Ricardo Pereira e Cristóvão Campos, que dão vida às quatro personagens da história.