Another Rose, de Sofia Santos Silva, projeto vencedor da 4ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, chega à Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II a 30 de junho, onde estará em cena até dia 10 de julho.
Another Rose é um espetáculo com interpretação de Catarina Carvalho Gomes, Cire Ndiaye, Mafalda Tuna e Sofia Santos Silva. A peça é um encontro à distância com Gulabi Gang, um grupo fundado por mulheres como resposta à violência sistémica e discriminação generalizada de uma sociedade assente em práticas e costumes patriarcais que banalizam a violência sobre as mulheres. Sampat Pal é a líder do grupo, que inicia este espaço de luta com o intuito de consciencializar as mulheres sobre os seus direitos constitucionais e mecanismos de defesa no combate às desigualdades de género enraizadas na sociedade.
Another Rose foi o projeto vencedor da 4ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, uma iniciativa promovida pelo Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo), o Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa) e o Teatro Viriato (Viseu). Sofia Santos Silva assim junta-se assim a Eduardo Molina, João Pedro Leal e Marco Mendonça (criadores de Parlamento Elefante), Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Yracema (criadoras de Aurora Negra) e Tiago Lima (criador de Ainda estou aqui), vencedores das três primeiras edições da Bolsa. As candidaturas para a 5ª edição desta Bolsa de criação estiveram abertas até ao passado da 26 de abril e o projeto vencedor foi As Três Irmãs, de Tita Maravilha, que recria a obra clássica de Anton Tchekhov.
Another Rose estreou no passado dia 3 de junho, no Teatro Viriato, tendo depois sido apresentado, no dia 10 de junho, no Centro Cultural Vila Flor. Seguem-se apresentações no Teatro Nacional D. Maria II, de 30 de junho a 10 de julho, e n’O Espaço do Tempo, nos dias 9 e 10 de setembro.