quinta-feira, 9 de junho de 2022

Estreias de cinema de 9 de Junho de 2022



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:




Mundo Jurássico: Domínio

Em 1993, milhões de espectadores em todo o mundo ficaram de respiração suspensa perante as imagens de Nublar, uma ilha repleta de dinossauros. No filme, as criaturas tinham sido resgatadas da extinção através da clonagem, ideia da mente visionária do multimilionário John Hammond. O objectivo era criar uma reserva natural onde pessoas de todas as idades pudessem observar estes extraordinários animais no seu "habitat" natural. Mas, quando o sistema de segurança falhou, os testes ao parque temático transformaram-se num pesadelo. Alguns anos passados sobre este terrível incidente, a ilha foi transformada no "Mundo Jurássico", um novo parque tal como antes fora imaginado por Hammond. O sucesso foi enorme até ao dia em que, mais uma vez, os humanos perderam o controlo sobre os dinossauros e tudo foi destruído. Quatro anos depois da destruição de Nublar, perigosos dinossauros coexistem com outras criaturas. O equilíbrio é tremendamente frágil e coloca em risco a extinção de milhares de espécies, entre elas a humana. 
Sexta aventura da saga "Parque Jurássico" (baseada nos livros do escritor Michael Crichton), este filme de aventura com realização de Colin Trevorrow e produção de Steven Spielberg – que dirigiu os dois primeiros filmes, "Parque Jurássico" (1993) e "O Mundo Perdido: Jurassic Park” (1997), e produziu “Mundo Jurássico: Reino Caído” (2018), realizado por J.A. Bayona. Laura Dern, Sam Neill, Jeff Goldblum regressam aos seus papéis do passado, ao lado de Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, DeWanda Wise e Mamoudou Athie. 



Operação Secreta

O ano é 1943. A Europa atravessa um período negro, com a Alemanha nazi a ganhar território e poder. Para a conter, os Aliados decidem atacar a Sicília (Itália), mesmo sabendo que correm um sério risco de as suas tropas serem trucidadas pelo inimigo. Para terem a vantagem do elemento surpresa, já que a Sicília se tornou um alvo demasiado óbvio, tentam uma jogada de desinformação. Ewen Montagu e Charles Cholmondeley, dois oficiais dos serviços secretos britânicos, arquitectam um plano ousado com a ajuda do jovem Ian Fleming – que se viria a tornar famoso pelos seus romances de espionagem, incluindo a saga 007) –, a que chamam Operação Mincemeat. A ideia é lançar um cadáver perto da praia de Punta Umbría (Huelva, Espanha) com uma pasta contendo documentos falsos, para que agentes de espionagem nazis os encontrem e julguem que os Aliados se preparam para invadir a Grécia.
Realizado por John Madden ("A Paixão de Shakespeare", "O Capitão Corelli", "O Exótico Hotel Marigold", “Miss Sloane - Uma Mulher de Armas”) e escrito por Michelle Ashford, um drama de espionagem baseado em factos reais contados na obra homónima da autoria do historiador britânico Ben Macintyre. O elenco conta com Colin Firth, Kelly Macdonald, Matthew Macfadyen, Penelope Wilton, Johnny Flynn e Jason Isaacs.



Turno da Noite

Neste drama policial, acompanhamos Virginie, Erik e Aristide, três agentes da polícia de Paris que têm como missão escoltar um imigrante ilegal ao aeroporto, onde será posteriormente deportado para o seu país de origem. Tudo parece correr como o esperado até Virginie se dar conta de que este homem, assim que aterrar, será condenado à morte. Incapaz de o entregar à sua sorte, Virginie tenta convencer os colegas a deixá-lo escapar. Os três vêem-se assim arrastados para um terrível dilema que poderá colocar em causa as suas carreiras. 
Realizado por Anne Fontaine ("Como Matei o Meu Pai", "Coco Avant Chanel", "Paixões Proibidas" ou “Branca Como Neve”), que também escreve o argumento a quatro mãos com Claire Barré, este filme é a adaptação da novela homónima publicada, em 2016, por Hugo Boris.