quinta-feira, 23 de junho de 2022

Estreias de cinema de 23 de Junho de 2022



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:




Elvis

Com argumento e realização do australiano Baz Luhrmann (“Moulin Rouge”, “Austrália” ou “O Grande Gatsby”), esta é uma cinebiografia musical sobre Elvis Presley (1935-1977), o homem que, com o seu estilo inconfundível, se tornou um dos mais icónicos artistas de sempre. O filme segue várias décadas da sua vida numa América em grandes mudanças socioculturais e políticas, e acompanha a sua infância em Tupelo (Mississippi), o percurso por Memphis (Tennessee) e o êxito retumbante em Las Vegas (Nevada), que culminou num sucesso internacional. Ao seu lado, ele tem o controlador Coronel Tom Parker, seu empresário e parceiro por mais de duas décadas; e Priscilla Beaulieu, que Elvis conheceu na Alemanha em 1959, e que se tornou sua companheira e musa ao longo de vários anos. Com o actor Austin Butler a dar vida a Elvis, o elenco conta também com a participação de Olivia DeJonge, Dacre Montgomery, Luke Bracey e Tom Hanks. Produzido por Bazmark e The Jackal Group, “Elvis” teve estreia mundial no Festival de Cinema de Cannes. 




O Telefone Negro

Finney Shaw (Mason Thames), de 13 anos, é raptado por um assassino em série (Ethan Hawke) quando regressava da escola. Enclausurado numa cave insonorizada, o rapaz vive momentos de puro terror. É então que repara que ali existe um telefone antigo que, mesmo desactivado, começa a tocar. Ao atender, Fin ouve a voz de outros rapazes que, tal como ele, foram vítimas do mesmo homem e que estão decididos a ajudá-lo. Cada um dá-lhe uma pequena pista de algo que foi descobrindo durante o cativeiro, antes de morrer, e essas indicações somadas podem ser a chave para a sua libertação. Enquanto isso, Gwen (Madeleine McGraw), a sua irmã mais nova, tem sonhos recorrentes com o local onde ele se encontra e faz de tudo para que os adultos a levem a sério.  
Inspirado no conto homónimo da autoria de Joe Hill (filho dos escritores Stephen e Tabitha King), este filme de terror conta com assinatura de Scott Derrickson, também realizador de 
"O Exorcismo de Emily Rose", "Sinister - Entidade do Mal" (2012), “Livrai-nos do Mal” (2014) ou “Doutor Estranho” (2016).




Deadlock - Sem Saída

Há muito procurado pela polícia, Ron Whitlock lidera um grupo de mercenários que invade uma central hidroeléctrica na Geórgia, mantendo todos os ocupantes reféns. Numa missão de vingança contra o governo dos EUA, Whitlock tenciona destruir as instalações, mesmo sabendo que isso causará uma inundação que pode arrasar a cidade mais próxima. A tentar conter os criminosos estará Mack Karr, um ex-militar determinado a salvar todas as vidas que conseguir. 
Um “thriller” de acção realizado por Jared Cohn, que conta com as actuações de Patrick Muldoon, Matthew Marsden, Michael Devorzon, Johnny Messner, Stephen Sepher, Ava Paloma, Kelcey Roseweimer e Bruce Willis (que se reformou da representação após um diagnóstico de afasia, uma perturbação da fala e da compreensão).