O filme 'O Primeiro Verão' não pára. Desde o IndieLisboa 2014, onde estreou e recebeu o Prémio TAP - Melhor Longa Metragem Portuguesa de Ficção e o Prémio Restart - Melhor Filme da Secção Novíssimos e, após mais de doze internacionalizações e seis prémios, estreou nas salas portuguesas a 9 de Julho 2015.
A primeira longa-metragem de Adriano Mendes regressa à China para representar Portugal no 8.º Festival de Cinema da União Europeia. Este é o terceiro evento em que 'O Primeiro Verão' se apresenta na China. depois da estreia internacional no 17th Shanghai International Film Festival (Junho de 2014) e do First International Film Festival Xining (Julho de 2015).
'O Primeiro Verão', protagonizado por Anabela Caetano, será exibido no dia 21 de Outubro no Instituto Cervantes de Pequim, sendo legendado em chinês e inglês.
Trata-se de uma iniciativa da delegação da UE na China, em colaboração com os serviços culturais das embaixadas dos ’28’ em Pequim e a câmara de comércio UE-China.
O festival que se destina a mostrar a diversidade cultural da Europa apresenta mais de 40 filmes de todos os 28 estados membros da UE. Além de Pequim, o evento será apresentado em Chengdu, Shenzhen e Jinan.
Entre White God (Hungria); Ida (Polónia); Cowboys (Croácia); Song of the Sea (Irlanda); Two Days, One Night (França); A Pigeon Sat on A Branch Reflecting on Existence (Suécia); The Wonders (Itália) e Amour Fou (Áustria); eis O Primeiro Verão, centrado na jovem Isabel (Anabela Caetano), que conhece Miguel (Adriano Mendes) numa aula de condução e daí advém uma amizade, que se converte em romance. O filme faz-nos viajar até à adolescência e à intensidade do primeiro amor de verão, que é posto à prova com a viragem da estação.
O drama desenrola-se no interior de Portugal e continua a dar a volta ao mundo no circuito dos festivais. Até Novembro deste ano, 'O Primeiro Verão' vai ter estreia em festival na Escócia, Espanha, Inglaterra e África do Sul.