A Fossa e Três Irmãs, duas obras-primas do premiado realizador Wang Bing, estreiam a 12 de Novembro, no Cinema Ideal, em Lisboa, e no UCI Arrábida, no Porto. Os filmes poderão ser vistos até dia 18 de Novembro.
A Fossa, estreado internacionalmente no Festival de Veneza, é a incursão pela ficção de Wang Bing para retratar o período do final dos anos 50, em que o Governo chinês condenou milhares de cidadãos, dissidentes ou críticos do regime, a campos de trabalhos forçados. Deportados para re-educação no deserto Gobi, a milhares de quilómetros das suas famílias, viveram nas condições mais extremas, em que aos trabalhos forçados se somavam as condições climatéricas agrestes.
Três Irmãs, venceu em Veneza o Prémio de Melhor filme na secção Horizontes e o Grande Prémio no DocLisboa. Três irmãs vivem sozinhas numa pequena aldeia nas altas montanhas da região de Yunan. Passam os dias a trabalhar a terra ou a deambular pela aldeia. O pai regressa à aldeia. Veio para levar as raparigas consigo para a cidade mas depois concorda em deixar a mais velha com o avô.