quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Projecto Mural Sonoro da investigadora Soraia Simões


Projecto pioneiro e inovador - Mural Sonoro, que é uma plataforma de divulgação, promoção e preservação da música portuguesa, ou feita em Portugal, que a musicóloga e investigadora Soraia Simões está a desenvolver há alguns anos. Abrangente em termos de estilos musicais abordados e no que concerne aos artistas e demais agentes musicais que dele são protagonistas, o Mural Sonoro é um “work in progress” que terá, num futuro próximo, novos e excitantes capítulos mas que já tem uma História digna de ser contada.

Sobre o Projecto
O Projecto Mural Sonoro - desenvolvido pela investigadora Soraia Simões - tem desde 2011 por objectivo o estudo e divulgação das Práticas Musicais e Manifestações culturais locais em Portugal, as associadas à migração e as ligadas à diáspora.
Com um recorte cronológico que vai desde a segunda metade do século XX até ao início dos anos 2000 ele procura estabelecer, através de diálogos entre músicos, compositores, directores musicais, pedagogos e construtores de instrumentos, por via de debates, conferências e recolhas musicais uma leitura precisa sobre a música popular realizada em Portugal ou com uma ligação contínua a Portugal num contexto económico, político e social, colocando para isso o seu enfoque nos campos da composição, concepção musical, pedagogia, organaria/construção de instrumentos e interpretação.
Em Fevereiro é constituída a Associação Mural Sonoro. Uma organização sem fins lucrativos, que tem por objectivo o alargamento dos estudos sobre música e cultura populares e as actividades do projecto a um maior número de pessoas.
Em Agosto de 2014 a sua autora foi distinguida com o Prémio Megafone Sociedade Portuguesa de Autores
Metodologicamente entrelaçamos o método etnográfico com a pesquisa documental, na produção bibliográfica e na constituição de um Arquivo que reúne documentos de ordem variada: entrevistas, colóquios, debates, encontros sobre Música Popular para memória presente e futura, que possa servir a aprendizagem, estudos, abordagem, nova leitura de todos os interessados. Este projecto faz parte  desde 2015 do consórcio liderado pela The British Library Europeana Sounds