quinta-feira, 15 de março de 2018

Estreias de cinema de 15 de Março de 2018


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Tomb Raider: O Começo

Quando Richard Croft, um milionário excêntrico, desaparece sem deixar rasto, Lara, a sua filha adolescente, fica destroçada. Sete anos passados, recusando-se a assumir a morte do pai e a assumir as rédeas do império familiar, a rapariga empenha-se em desvendar o mistério do seu desaparecimento. Larga tudo e segue viagem até uma remota ilha japonesa, o local onde ele terá sido avistado pela última vez…
Realizado pelo norueguês Roar Uthaug ("Bolgen - Alerta Tsunami") e interpretado por Alicia Vikander, Walton Goggins, Daniel Wu e Dominic West, um filme de acção e aventura que se baseia em Lara Croft, a famosa protagonista de "Tomb Raider", a série de jogos electrónicos criados em 1996, ainda hoje na tabela dos mais vendidos de sempre. Em 2006, Lara foi nomeada a Heroína Virtual Humana com Maior Sucesso de Sempre pelo livro de Recordes do Guinness.  



O Último Retrato

França, 1964. Quando o famoso pintor suíço Alberto Giacometti se cruza com o crítico norte-americano James Lord, seu amigo, propõe-lhe que pose para um quadro seu. Compreendendo o alcance e o privilégio de tal proposta, Lord aceita. Mas, devido à indisciplina, falta de organização e inspiração de Giacometti, o que parecia ser um trabalho de apenas alguns dias depressa se prolonga por várias semanas. Com o passar do tempo, os dois vão criando laços mais profundos, com Lord a ver nascer, no meio de tanta frustração e caos, uma obra-prima…
Estreado no Festival de Cinema de Berlim, um filme baseado na amizade real entre Giacometti e Lord, com argumento e realização de Stanley Tucci. Os actores Geoffrey Rush, Armie Hammer, Clémence Poésy, Tony Shalhoub, James Faulkner e Sylvie Testud dão vida às personagens.  



Com Paixão

Entre Agosto de 1966 e Maio de 1967, o jornal "The Sunday Times" acompanhara a grande aventura de Francis Chichester, que dera a volta ao mundo em nove meses e um dia no "Gipsy Moth IV", o seu pequeno veleiro, efectuando apenas uma paragem em Sydney (Austrália). Era a primeira vez que alguém fazia esta travessia absolutamente só. Ao chegar a Inglaterra, foi recebido como um herói. Devido ao excepcional sucesso do evento, o jornal decidiu ir um pouco mais longe e, em 1968, desafiou velejadores de quatro continentes a participar numa corrida a que chamou Sunday Times Golden Globe Race. Ao contrário de todas as outras, não admitia qualquer paragem. Inscreveram-se oito profissionais experientes e uma surpresa: Donald Crowhurst, um velejador amador de 36 anos, casado e pai de quatro filhos. Donald aventurou-se com um trimarã construído por si, para resolver os problemas económicos gravíssimos que a sua pequena empresa atravessava. Stanley Best, um homem de negócios seu conhecido, aceitou patrociná-lo com a condição de que, caso desistisse, teria de pagar todo o investimento. As regras da competição ditavam que os participantes pudessem partir entre 1 de Junho e 31 de Outubro, atribuindo dois prémios: o globo de ouro para o primeiro a chegar e cinco mil libras para o mais rápido. Depois de muitos contratempos que o levaram a adiar a viagem por várias vezes, Crowhurst iniciou a aventura no último dia permitido, nunca imaginando os obstáculos que teria pela frente…
Protagonizado por Colin Firth, realizado por James Marsh ("Homem no Arame", "Dança das Sombras", "A Teoria de Tudo") e escrito por Scott Z. Burns (argumentista de, entre outros, "Ultimato", "O Delator!", "Contágio", e "Efeitos Secundários"), um drama biográfico sobre a verdadeira história do velejador Donald Crowhurst. Para além de Firth no papel principal, o filme conta com a participação de Rachel Weisz, David Thewlis e Ken Stott, entre outros.