quinta-feira, 15 de março de 2018

Serões Musicais no Palácio da Pena revisitam a 'Mélodie e a 'Comédie' francesas


A soprano Cecília Rodrigues, vencedora da edição de 2017 do Prémio Jovens Músicos da RTP, na categoria de Canto, é a protagonista do concerto do dia 17 de Março, tendo a acompanhá-la o pianista João Paulo Santos. O programa que interpretarão no Salão Nobre do Palácio da Pena, a partir das 21.00, intitula-se “Da ‘Mélodie’ à ‘Comédie’” e é uma homenagem a esses dois géneros musicais tipicamente franceses, cujo período de maior fulgor coincide com a III República (1870-1940) .

O programa deste sábado ilumina assim dois pólos muito contrastantes da vida musical parisiense: por um lado, a ‘mélodie’, género intimista e reservado a um público conhecedor, frequentador dos numerosos salões privados da cidade; por outro, a ‘comédie’, género teatral-musical ligeiro, ele próprio derivado da opereta, de grande apelo popular, e que gozou de enorme sucesso, sobretudo nas décadas de 20 e de 30 do século XX.

O ciclo Serões Musicais no Palácio da Pena é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), tendo por diretor artístico o maestro Massimo Mazzeo. Os “Serões Musicais” iniciam a Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, a qual inclui ainda, em julho, os “Reencontros – Memórias musicais no Palácio de Sintra”, e, em outubro e novembro, o ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”.