terça-feira, 13 de março de 2018

Cardeal Cerejeira de Luís Salgado de Matos


Com um prefácio de D. Manuel Clemente, este novo livro do investigador Luís Salgado de Matos percorre a vida do Cardeal Cerejeira, que foi patriarca de Lisboa por largos anos, de 1929  a 1971. 
Com o subtítulo Um Patriarca de Lisboa no século XX português este novo livro de Luís Salgado de Matos publicado pela Gradiva é ao mesmo tempo um ensaio biográfico e uma introdução ao século XX português, sem o qual não seria possível compreender o presente levando-nos a entrar no futuro jogando à cabra cega. 
Segundo D. Manuel Clemente «a investigação do autor apresenta-se original e estimulante, pela variedade das fontes que utiliza e pelo modo como ensaia um retrato mais completo e complexo do biografado.»
Amplamente ilustrada, a obra Cardeal Cerejeira  reproduz ainda largas dezenas de fotografias da época, muitas delas desconhecidas e quase todas imprevistas, acompanhadas de legendas esclarecedoras. 

Sobre o Autor

Luís Salgado de Matos integrou o Gabinete de Investigações Sociais, fundado por Adérito Sedas Nunes, e é agregado em Instituições e Processos Políticos pela Universidade Nova de Lisboa. O seu programa de investigação centra-se nas três instituições básicas de qualquer organização política: o Estado, as Forças Amadas e a Igreja.