sexta-feira, 2 de março de 2018

Montanha-Russa no TNDM II


Montanha-Russa, um musical sobre a adolescência, estreia a 9 de Março na Sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II. Uma criação da dupla Inês Barahona e Miguel Fragata, aos quais se juntam Hélder Gonçalves e Manuela Azevedo (Clã).

Este é um espetáculo em que o teatro e a música disputam o palco, desafiando as convenções do “teatro musical”, como quem desafia as leis da gravidade num loop. Montanha-Russa mergulha vertiginosamente na adolescência, retirando-a dos lugares-comuns e procurando aproximá-la da dimensão da intimidade. Uma dimensão secreta, privada, interior, mas que vive no desejo de ganhar um palco onde se possa exibir. Montanha-Russa é o diário deixado em cima da mesa, o diário destilado nas redes sociais, ou o diário perigosamente transportado para o liceu: uma intimidade a gritar “leiam-me!”, uma geração a querer fazer-se ouvir, ao som da música. O espetáculo ficará em cena até ao dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro.

Após o espetáculo de 23 de março, decorre a noite teen friendly: um grupo de consultores adolescentes transformará o átrio do D. Maria II num espaço onde não faltará muita música para dançar a verdadeira montanha-russa que é a adolescência. Inserido no projeto Montanha-Russa está também o documentário Canção a meio, realizado por Maria Remédio, que documenta todo o processo de pesquisa levado a cabo por Inês Barahona e Miguel Fragata durante mais de um ano. Será apresentado no D. Maria II nos dias 11, 25 e 27 de Março.

Após a sua carreira no D. Maria II, Montanha-Russa seguirá para digressão por várias salas do país: Teatro Municipal de Portimão (21 abr); Teatro Virgínia – Torres Vedras (26 abr); Teatro de Vila Real (11 mai); Centro Cultural Gil Vicente – Sardoal (25 mai); Teatro Nacional São João – Porto (21 mai – 10 jun); e Teatro Municipal Baltazar Dias – Funchal (30 jun – 1 jul).