quinta-feira, 29 de março de 2018

Revista Egoísta celebra o seu 18º aniversário com edição dedicada ao tema


Em 2018, a publicação do Grupo Estoril Sol atinge a maioridade.  A propósito deste marco, a mais recente edição da revista é precisamente dedicada ao tema 18, deixando-se interceptar pela discussão de questões identitárias.

No editorial desta edição, são de destacar as palavras de Mário Assis Ferreira, Director da publicação: "E hesito em afirmar que estes 18 anos correspondam à idade adulta da Egoísta. Ela que, de tão precoce na tenra idade, quase diria ter nascido adulta, apta a enfrentar, da vida, o infausto das agruras, os dilemas da incompreensão. Por coragem ou imprudência − mas sempre por convicção −, dedicou-se às Artes e à Cultura: vereda estreita essa, a percorrer em Portugal, qual tortuoso trilho escasso em auspícios de longevidade… Mas eis que logrou o improvável: de revista temática, guindou-se a “objecto de culto”, sinónimo de um percurso ímpar que a distingue de todas as demais publicações do panorama nacional e, quiçá, internacional."

Ao encerrar o editorial, Assis Ferreira deseja ainda "Longa vida à Egoísta! Tão longa, que já nem seja eu, maduro septuagenário, a ter o tempo de escrever o seu último editorial!".

Na 63ª Egoísta será possível encontrar contributos como o de Gonçalo M. Tavares, Inês Pedrosa, Raquel Prates - com uma produção exclusiva - Ilda David -que ilustra Hélia Correia - Gonçalo F. Santos e Xavier Pereira, que juntos assinam uma fotonovela, Afonso Cruz, Nuno Júdice, Estelle Valente, Tiago Pimentel, Lena Pogrebnaya, entre outros.

A edição 18 será o primeiro de vários momentos que terão como propósito celebrar este marco na história da publicação, e que continuarão a ter lugar ao longo deste ano.

Desde o seu nascimento em 2000 que a Egoísta é produzida pela 004, sendo uma das revistas mais premiadas a nível internacional, contabilizando 81 prémios nacionais e internacionais. Este é um espaço dedicado à literatura e à cultura, espaço esse que tem recebido ao longo dos anos escritores e artistas de todo o mundo.