quarta-feira, 7 de março de 2018

Serões Musicais na Pena revisitam relações musicais entre Portugal e Brasil


No segundo programa dos “Serões Musicais no Palácio da Pena”, a 9 e 10 de Março, viaja-se pelo eixo Portugal – Brasil e respetivas trocas de experiências musicais entre estes países-irmãos. João Paulo Santos, presença habitual nos Serões Musicais, acompanha ao piano os cantores Mariana Castello-Branco, Dora Rodrigues e Diogo Oliveira.

As trocas musicais entre Portugal e o Brasil, nos séculos XIX e XX, lançam o mote para as sonoridades que se farão ouvir no segundo fim de semana dos Serões Musicais no Palácio da Pena. Nos dias 9 e 10 de Março, às 21 horas, João Paulo Santos acompanhará ao piano as sopranos Mariana Castello-Branco e Dora Rodrigues, e o barítono Diogo Oliveira, presenças habituais em palcos como o Teatro Nacional de S. Carlos e a Fundação Gulbenkian.

A 1807, a corte portuguesa mudava-se para o Rio de Janeiro, devido às invasões napoleónicas. Ali desfrutou de uma vida cultural, sobretudo musical, intensa, com artistas portugueses que seguiram a corte até àquelas quentes terras sul-americanas. Por outro lado, a Portugal chegavam músicos brasileiros que atravessavam o Atlântico para se afirmarem na Europa. Relações entre países-irmãos que perduram até hoje. O programa “Cruzando o Atlântico: a música entre Portugal e o Brasil, da chegada da corte aos alvores do modernismo” aborda as particularidades que compunham este intercâmbio de experiências e culturas musicais no século XIX e primeira metade do século XX, fazendo uma panorâmica por diversos compositores portugueses e brasileiros, como Arthur Napoleão, Francisco de Sá Noronha, Camargo Guarnieri, Heitor Villa-Lobos, entre outros.

A conceção do programa dos dias 9 e 10 de Março é partilhada entre João Paulo Santos e a musicóloga Luísa Cymbron, professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa e investigadora especialista em música portuguesa do século XIX.

O ciclo Serões Musicais no Palácio da Pena é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), tendo por diretor artístico o maestro Massimo Mazzeo. Os “Serões Musicais” iniciam a Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, a qual inclui ainda, em julho, os “Reencontros – Memórias musicais no Palácio de Sintra”, e, em outubro e novembro, o ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”.