quinta-feira, 15 de março de 2018

O Fim da Desigualdade


O Fim da Desigualdade, de Joseph E. Stiglitz, chegará às livrarias portuguesas amanhã, sob o mote “Sociedades desiguais e como as mudar”. 

Este livro consiste num conjunto dos mais poderosos e mais representativos ensaios do Prémio Nobel da Economia, que agregam o seu pensamento sobre a Economia da Desigualdade mas também sobre a Grande Recessão – quer em vésperas de crise, quer na análise do seu rescaldo. 
Ao longo de todo o livro, que possui um formato quase jornalístico devido à brevidade e contenção dos diversos textos, Stiglitz dá inúmeras pistas para promover o fim da desigualdade. 

«Durante a última década, os quatro temas centrais da nossa sociedade foram a crescente desigualdade nos Estados Unidos e em vários outros países desenvolvidos, a má gestão económica, a globalização e os papéis do Estado e do mercado. Como será explicado nestas páginas, os quatro temas estão relacionados entre si. O agravamento da desigualdade é causa e consequência das nossas dificuldades económicas, da crise de 2008 e da persistente sensação de mal-estar que se seguiu.»

Sobre o Autor

Joseph E. Stiglitz nasceu em 1943, no Indiana, EUA. Foi conselheiro económico da administração Clinton, e economista-chefe e vice-presidente do Banco Mundial. Recebeu o Prémio Nobel da Economia em 2001 e, em 2007, o Prémio Nobel da Paz. Desde a crise de 2008, tem sido dos académicos mais empenhados em resolver os grandes problemas dos nossos tempos. Em 2011, a Time considerou-o uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.