Na 3º edição dos prémios HP Inovação, que decorreu no dia 22 de abril no Hotel Myriad, em Lisboa, a HP Portugal distinguiu 9 empresas pelos projetos mais inovadores desenvolvidos com tecnologia HP durante o ano de 2017.
“Sendo a inovação algo que está na origem e no adn da HP, é para nós muito importante premiar os nossos clientes e os seus projectos de inovação. Pelo terceiro ano consecutivo estamos a premiar os melhores projetos assentes na nossa tecnologia, com a garantia do apoio da HP e, em muitos casos, dos nossos parceiros.” afirma José Correia, Director Geral da HP Portugal”.
No sector farmacêutico, os Laboratórios Bial receberam o Prémio Inovação no Workplace of the Future. A empresa, fundada em 1924, equipou a sua força de vendas com o portátil híbrido HP Elite x2 para disponibilizar a mobilidade de um tablet e a performance de um portátil em simultâneo. Para Romeu Rocha, Gestor de Suporte de IT, “nos testes que fizémos, a máquina HP foi a que apresentou melhores resultados, sobretudo na facilidade de utilização. Os resultados obtidos foram muito bons.”
No sector dos moldes, o Prémio Inovação em Alta Performance foi atribuído à Simoldes. Com workstations HP portáteis e desktop, para dar resposta às necessidades das aplicações de CAD/CAM, a Simoldes, segundo João Moreira, Diretor de IT da Tool Division, “procurou no mercado soluções que dessem a resposta a requisitos de performance e do software e encontraram esse compromisso nos equipamentos HP.”
Na mesma categoria, o Prémio Inovação em Alta Performance foi também atribuído à Broadway Malyan, que utiliza as workstations HP para os projectos de design e arquitectura que desenvolve para clientes em todo o mundo. Segundo Ronnie Vasconcelos, Diretor Global de IT, “70% do parque já é HP e numa escala de 0 a 10, os utilizadores de Workstations Z440 atribuiram 8,75 aos equipamentos, o que significa a performance da solução.”
Também na mesma categoria, mas no setor do retalho, a netprint foi distinguida com o Prémio Inovação em Alta Performance pela utilização de Impressoras HP de Grande Formato nas lojas das Faculdade de Arquitectura de Lisboa. Sobretudo na altura de entrega de trabalhos, a HP Pagewide XL 5000 conseguiu dar capacidade de resposta à procura e, segundo António Boavista, Diretor Geral da neprint, “pela capacidade de trabalho, pela rapidez, pela qualidade e pela diversidade de materiais, a escolha recaiu nesta impressora de largo formato. A solução permitiu resolver o problema dos picos de trabalho e aumentar a facturação em 30%”.
Na área do desporto, o Prémio Inovação em Processos Internos foi atribuído ao Sporting Clube de Portugal, pela utilização de equipamentos HP com tecnologia de toque no processo eleitoral que elegeu a última direcção. Segundo Vasco Martins dos Santos, Diretor de Operações do Clube, “os resultados deste projecto foram a confiança no resultado da eleição que contribuiu para a credibilidade da Direção e da instituição Sporting.”
Na mesma categoria, mas no setor do Turismo, o Grupo Pestana também recebeu o Prémio Inovação em Processos Internos pelo modelo de outsourcing e gestão do parque de impressão de 280 equipamentos HP e 1600 utilizadores. Para João Machado, Corporate Officer do Grupo Pestana, “houve vários objectivos na negociação deste contrato: o custo, a segurança, a digitalização e a escalabilidade deste modelo. A HP foi fundamental para que os utilizadores estejam hoje mais satisfeitos.”
No setor social, a SIOSLife recebeu o Prémio Inovação em Inclusão Social pelo seu projecto de info inclusão da população mais envelhecida, desenvolvido com equipamentos HP e utilizando um interface natural como o toque, que dispensa ratos e teclados. Segundo Jorge Oliveira, CEO da SIOSLife, “ a utilização desta plataforma já está a obter uma validação científica do seu impacto positivo a nível cognitivo e social.”
Na área da Comunicação Social, A TVI foi distinguida com o Prémio Inovação em Realidade Aumentada pelo projecto de juntar imagens virtuais animadas a transmissões, inclusivamente em direto. Para Rafael Gala, responsável de Broadcast da TVI, “quando fomos ao mercado descobrimos que a HP era um dos poucos fabricantes com uma solução certificada. Os resultados foram fantásticos, conseguimos soluções cada vez mais complexas e com animação.”
A IT Sector recebeu o Prémio Inovação em Novos Modelos de Tecnologia pela adopção de um modelo de Device as a Service na utilização de equipamentos de IT. Para o Administrador da IT Sector Jorge Ferreira, “ O Device as a Service da HP permite-nos focar no core da empresa, ficando a parte dos equipamentos e do serviço garantidos pela HP, com resultados na satisfação e motivação dos colaboradores.”
Vários parceiros HP participaram e contribuiram para os projetos que foram premiados, como a Inapa, a BizDirect, a ITEN, a Prosonic e a SoftVoice.