terça-feira, 5 de novembro de 2019

Crónica Saúde - Joana Franco



Dislipidemia é um termo usado para designar todas as anomalias quantitativas ou qualitativas dos lípidos (gorduras) no sangue.
Existem várias definições que há que saber para entender o conceito Dislipidemia.
O Colesterol é uma substância natural, produzida em grande parte pelo fígado e presente em todas as células do corpo. Em quantidades normais é fundamental ao metabolismo: participa nos sais biliares (importantes para a digestão das gorduras), na constituição das hormonas sexuais e é essencial para a constituição das membranas das células. No entanto, quando em excesso, conduz a problemas como a aterosclerose.
Existem 2 tipos de colesterol. Colesterol LDL: LDL é a sigla em inglês. Em português significa lipoproteína de baixa densidade. Esta sigla representa aquele que é também conhecido por “mau” colesterol, pois oxida e deposita-se nas paredes das artérias, originando o seu endurecimento e obstrução; Colesterol HDL: HDL é a sigla em inglês. Em português significa lipoproteína de alta densidade. Esta sigla representa o “bom” colesterol, responsável pela remoção do “mau” colesterol do sangue e das paredes das artérias.
 Os Triglicéridos são componentes de grande parte das gorduras alimentares (animais e vegetais). Quando em excesso no sangue também estão associados a um maior risco cardiovascular.
Aterosclerose é uma Patologia. Nesta doença, a gordura sanguínea acumula-se nas paredes das artérias, tornando-se sólida e formando placas que impedem a passagem do sangue e a irrigação do coração e do cérebro.
Seguidamente, mostro-vos os Valores Recomendados para termos o dito Colesterol em Valores ditos “Normais”.
                      Valores Recomendados
Colesterol Total < 190 mg/dl
Colesterol LDL < 115 mg/dl
Colesterol HDL > 40 mg/dl no Homem
                                >45 mg/dl na Mulher
Triglicéridos        < 150 mg/dl

As dislipidemias podem ser de vários tipos:
podem -se manifestar por um aumento dos triglicéridos (TG’s);
por um aumento do colesterol;
por uma combinação dos dois factores anteriores (a dislipidemia mista);
e ainda por uma redução dos níveis de HDL (o chamado “bom” colesterol).

A dislipidemia é um dos mais importantes factores de risco da aterosclerose, a principal causa de morte dos países desenvolvidos, incluindo Portugal. Qualquer tipo de dislipidemia representa, pois, um importante factor de risco cardiovascular, uma vez que a gordura acumulada nas paredes das artérias pode levar à obstrução parcial ou total do fluxo sanguíneo que chega ao coração e ao cérebro.


Apresentação Joana Franco

Chamo-me Joana Franco, tenho 32 anos, e sou natural de Geraldes, aldeia pertencente ao Concelho de Peniche.
Enfermeira de Profissão, terminei o Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, em Lisboa, no ano de 2010.
Nos anos mais recentes abracei desafios noutros países, nomeadamente Dubai onde fiz parte um projecto na área de Turismo, e em Inglaterra, onde trabalhei como Enfermeira em “Nursing Homes”, a cuidar de Pessoas com Demência.
Em Portugal, demonstrei o meu trabalho como Enfermeira no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos e, actualmente, trabalho na Clínica Psiquiátrica de Lisboa, em Telheiras.
Sou uma pessoa que aceita novas aventuras e, como tal, aceitei o convite de escrever para o Blog ‘Cultura e não Só’, em que apresento novos pontos de vista e dicas para tornar melhor a saúde do leitor.