quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Festival C’Azedu - Portuguese Sour&Grape Beer


O evento C’Azedu - Portuguese Sour & Grape Beer Festival que decorre no próximo dia 23 de Novembro, entre as 17H00 e as 02H00, no Vadia Brewpub em Ossela, Oliveira de Azeméis, reúne mais uma vez os apreciadores da cerveja artesanal.

A segunda edição do festival vai receber alguns dos principais produtores de cerveja artesanal portugueses da atualidade, para dar a provar e conhecer estes estilos que estão a revolucionar o mercado da cerveja artesanal a nível mundial.

No mesmo dia do festival, entre as 8h30 e as 17h00, decorrerá um seminário dedicado ao mundo das cervejas Sour, com um programa de atividades que inclui uma visita à fábrica de cortiça do Grupo Amorim, a projeção de um documentário do catalão Dani Ruiz sobre as cervejas de estilo Lambic, selecionadas para o almoço de harmonização preparado pelo sommelier de cerveja Gonçalo Faustino. O seminário contará ainda com uma apresentação do estudo científico do Belga Jonas De Roos da 3Fonteine sobre o papel dos micro-organismos das barricas no fabrico do “Lambic” seguido, no mesmo tema, pela apresentação do estudo de Giovanni Casagrande Silvelli, da universidade de São Paulo, sobre o papel das barricas de madeira tropical na identidade da cerveja brasileira. Esta última apresentação será acompanhada de uma degustação duma seleção de cervejas Sour do Brasil apresentadas pelo mestre cervejeiro e juiz de concursos internacionais Pablo Carvalho vindo de Belo Horizonte, MG.

O Festival que reúne o mundo Sour&Grape Beer

Por um lado as  "Sour", cervejas de tradição milenar praticamente esquecidas nos últimos 200 anos em beneficio das "Ale" e "Lager", ressurgem hoje nos 4 cantos do mundo, revisitadas pelas mãos de cervejeiros artesanais irreverentes e inovadores, inspirados por alguns irredutíveis Belgas e Alemães, que nunca deixaram de produzir este estilo. Estas cervejas distinguem-se pela sua acidez pronunciada, os seus sabores e aromas inesperados e a quase ausência de amargor. 

Por outro lado a "Portuguese Grape Ale" -  que ainda não é um estilo oficial reconhecido a nível mundial – é um projeto que os cervejeiros portugueses prometem levar até ao fim. Produzida a partir da junção do habitual mosto de malte de cereais e do mosto proveniente de uva de casta nacional,  a cerveja passa uma parte do seu processo num estágio em barricas de madeira, criando uma cerveja diferenciada, única e com uma forte ligação à cultura portuguesa.