sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Maria Reis a solo na Culturgest


O concerto de apresentação do álbum que marca a estreia de Maria Reis a solo - Chove na Sala, Água nos Olhos - realiza-se na Culturgest, em Lisboa, no dia 12 de Fevereiro de 2020, às 21:00.

A carreira a solo da Maria Reis, após a impetuosa vida com Pega Monstro, está em acelerada transformação e a sua música parece celebrar essa mudança em tempo real, entre a irreverência das descobertas e desgostos da juventude e a serenidade e lucidez de uma vida adulta forçada pelas responsabilidades.

Este concerto especial na Culturgest comemora, precisamente, o encontro destes dois caminhos, como dois lados de uma mesma moeda: em palco, uma banda mostra a genica pop da canções de Maria Reis e um ensemble clássico revela como este pode (re)criar tudo de novo para ela e para nós.

Em termos formais, isto quer dizer que Chove na Sala, Água nos Olhos - lançado, nesta reta final de 2019, pela Cafetra Records, e que sucede ao EP Maria lançado há dois verões - dá-nos tanto a folia pop com canções fulminantes de fácil contágio, como a construção de filigranas acústicas que reconfiguram surpreendentemente toda a sua escrita musical. 

Chove na Sala, Água nos Olhos chega-nos maravilhoso, curto e directo, animado de dúvidas e sentenças que a sua experiência achou nas acções humanas, expressas em breves e elegantes canções. O sensato e o ridículo, as alegrias e as tristezas, as melodias e os ritmos, as costuras e os arranjos, muito nesta primorosa coleção da Maria nos mostra o seu dom de incidir sobre aquele núcleo permanente, atemporal da realidade humana. E daí decorre a sua identidade e admirável atualidade.

Nos últimos tempos, Maria Reis tem ainda colaborado com nomes como Sara Graça, Joana da Conceição, Gabriel Ferrandini, Miguel Abras ou Rudi Brito em concertos, apresentações artísticas multimediais, edição de música e de poesia. 

Os bilhetes para o concerto de apresentação custam entre 6€ (com desconto) e 12€ e estão à venda na Culturgest, Rede Ticketline e online.