quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Lisbon Art Weekend



De 15 a 17 de Novembro chega à capital portuguesa a primeira edição do Lisbon Art Weekend, uma celebração da arte contemporânea, onde 19 espaços abrem as portas ao público com inaugurações e eventos especiais.

Esta iniciativa, que já existe noutras capitais europeias, como Londres, Paris ou Madrid, passa agora a realizar-se também em Lisboa, com o objectivo de contribuir para o fortalecimento e fluidez da arte contemporânea da cidade, através da diversidade de projectos. O Lisbon Art Weekend pretende oferecer ao público, de forma gratuita, uma oportunidade de conhecer e visitar a crescente cena urbana da arte contemporânea em Lisboa e tomar contacto com obras de arte e performances.

Ao longo de três dias vão ser apresentadas exposições colectivas que reúnem nomes como Ana Vidigal, Horácio Frutuoso, João Pedro Vale + Nuno Alexandre Ferreira, Tiago Alexandre ou Vera Mota (Balcony Gallery), Adrien Missika, Carolina Caycedo, Cecilia Bengolea, Felipe Ribon, Luísa Cunha, María Angélica Medina, Rosa Barba (Galeria Francisco Fino); e exposições individuais de artistas como Maria Leat (3+1 Arte Contemporânea), Tobias Rehberger (Galeria Pedro Cera), Tiago Casanova (Carlos Carvalho Arte Contemporânea), Nelson Leirner (Galeria Graça Brandão), Urbano (Galeria 111), Gonçalo Preto (Madragoa) ou Wasted Rita (Underdogs Gallery - finissage).

Além do programa expositivo, vão ser ainda programadas uma conversa de Maria Filomena Molder sobre o trabalho de Rui Sanches (Galeria Torreão Nascente da Cordoaria), uma conversa sobre a exposição colectiva de escultura na Cristina Guerra Contemporary Art, uma performance dos músicos Gabriel Ferrandini e Pedro Sousa com a instalação de Nuno da Luz (Galeria Graça Brandão) e uma performance de Evy Jokhova (Galeria Foco).

Alguns dos espaços participantes candidataram-se através de uma open call e foram seleccionados por um júri constituído por Carolina Pimenta (artista visual), Adelaide Ginga (curadora no MNAC), Carlos Durán (diretor da Senda Gallery e Espai2Nou2 Gallery), Deborah Harris (consultora de arte e cultura) e Luiza Teixeira de Freitas (curadora independente).

O Lisbon Art Weekend é de entrada gratuita em todas as actividades e tem o apoio da Fundación Arco, Turismo de Lisboa e Heden.