quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Crónica de Viagens - Jorge Santos


Meus Deus!!!
Que grande subida! Ao todo foram 724 degraus. Estamos cansados mas valeu a pena… 
Como prometido, cá estou eu finalmente no cume da Piedra del Peñol, contemplando toda esta paisagem que é de cortar a respiração ! 
Como diria Torga: (…) “ Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso de natureza" (…)


Mas voltemos atrás para, juntos, descobrirmos este meu 3º dia na Colômbia!

Depois de nos rendermos à cidade de Medellín, o nosso dia, hoje, será passado num lugar mágico: Guatapé e Piedra del Peñol. 


Guatapé, fica precisamente a 79 kms da cidade de Medellín, ainda dentro do departamento (província) de Antioquia, e dispõe de uma superfície de 69 Kms quadrados. O caminho é meio rural e com paisagens deslumbrantes!
Ao fim de 2 horas de estrada, começamos avistar a grande e monumental  Piedra del Peñol que, com os seus 220 metros de altura, fazem deste património cultural um dos grandes cartões de visita deste magnifico país. 


À  medida que nos aproximamos é impressionante a imponência desta rocha, uma espécie do morro do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro ( Brasil ).
Ao circundarmos a Pedra, começamos a observar a enorme e assustadora escadaria até ao seu cume. Saímos da carrinha e começamos a decidir quem vai subir e quem fica cá em baixo. Como grupo unido que somos, resolvemos ir todos juntos. Afinal, não é todos os dias que se pode estar ao lado de um dos maiores monumentos construídos pela mãe natureza.


Os primeiros 100 degraus fazem-se calmamente. Sugiro, inclusive, que se façam algumas paragens por causa da altitude… 
À medida que vamos subindo, começamos a observar o enorme reservatório constituído por diversos lagos. O município do Peñol é um dos principais produtores de energia do país, tendo este reservatório sido construído sobre a cidade velha, que foi propositadamente inundada para dar lugar a este belo trabalho de engenharia.      
Ao chegamos aos 350, começamos a observar algumas  pessoas com dificuldades, incluindo uma das nossas colegas de grupo (é incrível o espirito de entreajuda entre pessoas que, mesmo não se conhecendo, se motivam umas às outras, encorajando a subir o restante percurso).
Decido ficar para trás com mais 2 colegas afim de a acompanhar a subir, ao seu ritmo, até ao cume. Vamos conseguir..!


Ao fim de uns 35 minutos, diria, chegamos finalmente ao ultimo degrau, num total de 724! Uffff…!! Com o cansaço, nem nos apercebemos que ainda faltam mais uns 30 degraus até ao topo do miradouro. 
Sem perder tempo e uma vez que já subimos o que subimos, não seria agora que íamos desistir. Apressamo-nos e mal chegamos ao topo do miradouro, uaaaauuuuuuu…!! Que momento! Que imagem! Que lugar mágico..! (mais um, para guardar na minha, já longa, gaveta de memórias). Os lagos do reservatório lá em baixo ladeados pela enorme cordilheira dos andes, fazem deste lugar uma enorme tela a céu aberto!   



Ficamos por lá cerca de uns 20 a 30 minutos observando tudo o que a natureza nos oferece. Por muito que tente explicar, temos que sentir o lugar e o respetivo impacto que tem em cada um de nós! 
A Colômbia, a cada km, continua a surpreender-me cada vez mais! Que País... 


Depois de uma descida mais calma, seguimos viagem até Guatapé mas antes fazemos um curto mas relaxante passeio de barco pelo enorme reservatório.
Durante a tranquila navegação podemos observar “ La hacienda", uma das muitas propriedades imaginem de quem ?! Isso mesmo, Pablo Escobar; a Piedra del Peñol numa outra perspectiva e até a cruz da torre da igreja da cidade velha, quando o caudal do reservatório assim permite.


Seguimos viagem para Guatapé. Uma cidade cheia de cor e incrivelmente bonita, com as suas tradicionais fontes, pátios e ruas cheias de lojas de comercio local, que fazem dela uma das mais visitadas da Colômbia.  A seguir a um rápido almoço, vamos conhecer então esta maravilhosa cidade colonial que é conhecida pelos seus “zócalcos”(pinturas decorativas na parte inferior das fachadas das casas). Todos eles representam e contam a vida da comunidade, bem como a história da própria cidade.
Com algum tempo livre, tento respirar um pouco melhor a cidade, aproveitando para falar com alguns locais. Todos falam com enorme orgulho das suas casas coloridas e dos seus famosos “zócalcos”! 
Disse-me um senhor que a sua casa representa a bela arte de confeção de pão, que já ia na 3ª geração!
Curiosa a simbologia pintada na fachada da sua casa, com representações em relevo do pão, do forno, da pá, etc…


Vou até à praça central onde um conjunto de crianças, vestidas com trajes regionais e chapéus multi-coloridos, dançam musicas tradicionais. Toda a atmosfera da praça é incrivelmente colonial e bonita, com a igreja de Nossa Senhora del Carmen como cartão de visita. Que cor tem esta cidade… Que dia fantástico tivemos...


Infelizmente aquela hora passou rápido… Tempo, sempre o maldito tempo que teima em voar sem nunca parar! E por falar em voar, está na hora de regressar a Medellín e ao aeroporto. 
Levo a região no coração mas isto ainda não acabou…
Vá, vamos descolar juntos e descansar até à nossa próxima paragem….
Cartagena das Índias e Ilhas do Rosário, esperam por nós… 


Até para a semana.

Apresentação Jorge Santos

O meu nome é Jorge Santos, tenho 48 anos e trabalho na Agência Abreu há mais de 33 anos. A minha paixão é a família, e o Mundo, afinal de contas a minha verdadeira casa ao longo dos tempos. Como coordenador nacional dos grupos de lazer da Abreu, acompanho inúmeros clientes por esse mundo fora, assim como construção de viagens à medida e respectivas viagens de inspecção.

O que vou tentar transmitir através de alguns artigos, são simplesmente sentimentos e experiências vividas na primeira pessoa, e não falar tanto da vertente organizativa da viagem em si.