sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Parque dos Poetas recebe “Ary, O Poeta das Canções”


O Parque dos Poetas vai abrir as suas portas do seu Templo da Poesia para receber uma homenagem um dos maiores poetas da música portuguesa. Ali vai ter lugar o encerramento da Digressão Nacional “Ary, O Poeta das Canções”, com 10 anos de espetáculos ininterruptos, que consiste num tributo a José Carlos Ary dos Santos, por Joaquim Lourenço. Os dois espetáculos estão marcados para os dias 6 e 7 de Dezembro, às 21:30.

Canções históricas como Desfolhada, Canção de Madrugar, Cavalo à Solta, Tourada, Estrela da Tarde, Um Homem na Cidade, O Cacilheiro, O Homem das Castanhas, Lisboa Menina e Moça, Os Putos e Retalhos da Vida de um Médico, entre outras, são tocadas e cantadas de forma inovadora e contemporânea com recurso à linguagem da música clássica, do jazz, da world music e do novo teatro musical.

José Carlos Ary dos Santos é provavelmente o maior poeta da música portuguesa e é extraordinária a atualidade de uma obra começada a ser escrita há exatamente 50 anos. Ao ouvir o tema “Canção de Madrugar”, a irmã do poeta, Rosário Ary dos Santos, comentou: “Se o Zé cá estivesse adoraria ouvir esta canção cantada por si”. E Carlos do Carmo, um dos maiores intérpretes do poeta, com o qual conviveu de perto, afirmou: “É um trabalho muito digno e de grande qualidade. O nosso Ary, se fosse vivo, teria gostado muito desta homenagem.”