quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Estreias de cinema de 14 de Novembro de 2019


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:


Le Mans '66: O Duelo

EUA, década de 1960. Com a Ferrari a ganhar protagonismo do ramo automobilístico pelo "glamour" dos seus veículos e pelas excelentes prestações em corridas, a Ford percebe que tem de recriar a imagem da marca e mostrar a força dos seus automóveis. Para isso, Henry Ford II (1917-1987) contrata o designer Carroll Shelby (1923-2012) para criar uma equipa que esteja disposta a entrar em competição. É assim que surge o engenheiro e piloto Ken Miles (1918-1966) que, apesar de um estilo próprio e pouco consensual, estará ao volante do GT40, a nova criação da Ford. O trabalho conjunto daquela equipa vai transformar a edição de 1966 da clássica corrida das 24 Horas de Le Mans – realizada anualmente no Circuit de la Sarthe (França)  –, num momento inesquecível para a modalidade e para todos os que ali se encontram.
Um filme baseado em eventos verídicos, realizado por James Mangold ("Vida Interrompida", "Walk the Line", "O Comboio das 3 e 10", "Wolverine") e escrito por Jez Butterworth, John-Henry Butterworth e Jason Keller. Com Matt Damon e Christian Bale a encarnar o duo de protagonistas, o elenco conta também com Caitriona Balfe, Jon Bernthal, Tracy Letts, Josh Lucas, Noah Jupe, Remo Girone e Ray McKinnon. 


Os Órfãos de Brooklyn

Nova Iorque, 1957.  O detective Lionel Essrog é um homem solitário que sofre de síndrome de Tourette, uma perturbação neurológica que lhe provoca incómodos tiques nervosos. Depois do estranho assassinato de Frank Minna, seu grande amigo e mentor, Lionel decide dedicar-se exclusivamente à investigação da sua morte. As pistas levam-no a percorrer as ruas da cidade até encontrar um bairro, maioritariamente habitado por pessoas desfavorecidas, que, aparentemente, alguém tenciona demolir em troca de enormes lucros.
Com realização e argumento de Edward Norton, que também protagoniza, um filme negro que se inspira na obra homónima da autoria de Jonathan Lethem. Para além de Norton, o elenco inclui Gugu Mbatha-Raw, Alec Baldwin, Willem Dafoe, Ethan Suplee e Bruce Willis.


O Imperador de Paris

O francês Eugène François Vidocq (1775-1857) foi ladrão, soldado, desertor, prisioneiro, mestre na arte da evasão, espião, chefe de uma brigada especial da polícia de Paris e, mais tarde, fundador da primeira agência particular de informações. A sua vida, repleta de aventura, serviu de inspiração a grandes escritores, entre eles Edgar Allan Poe, Balzac, Victor Hugo ou Alexandre Dumas. No início do século XIX, após anos a viver como criminoso, a escapar às autoridades ou a cumprir sentença, Vidocq resolve sair da clandestinidade e colaborar com a polícia, ajudando a encontrar os culpados de diversos crimes em Lyon. A sua inteligência, aliada à experiência como criminoso, tornam-no um investigador incomparável.
Com realização de Jean-François Richet ("Assalto à 13.ª Esquadra", "Inimigo Público Número 1", "Um Momento de Perdição", "Blood Father - O Protector"), um drama histórico sobre uma das figuras mais emblemáticas da França do século XIX. Com Vincent Cassel como protagonista, este filme conta também com Patrick Chesnais, August Diehl, Olga Kurylenko e Denis Lavant.