terça-feira, 26 de novembro de 2019

Crónica Saúde - Joana Franco



Esta semana continuaremos a saber mais acerca de Vacinação. Seguidamente darei a conhecer o que é o Plano Nacional de Vacinação e as vacinas que nele estão incluídas.

O Programa Nacional de Vacinação (PNV) é um programa universal gratuito e acessível a todas as pessoas presentes em Portugal. Tem como objectivo a protecção de indivíduos e a população em geral contra as doenças com maior potencial para constituírem ameaças à saúde pública e individual e para as quais há protecção eficaz por vacinação.

A nível individual pretende-se que a pessoa vacinada fique imune à doença ou, nos casos em que isso não é possível, que tenha uma forma mais ligeira da doença quando contactar com o agente infeccioso que a causa. A nível da população pretende-se eliminar, controlar ou minimizar o impacto da doença na comunidade, sendo necessário que a percentagem de pessoas vacinadas na população seja a mais elevada possível.

O PNV é adequado às necessidades da População e tem efectivamente permitido eliminar ou controlar doenças evitáveis pelas vacinas, incluindo vacinas internacionalmente consideradas mais adequadas para a protecção da população.

As vacinas incluídas no Programa Nacional de Vacinação (PNV) têm como objectivo obter a melhor protecção, na idade mais adequada e o mais precocemente possível.
O calendário é, actualmente, o seguinte:

À nascença:
1ª dose da vacina contra a hepatite B (VHB)

Aos 2 meses de idade:
vacina hexavalente DTPaHibVIPVHB
o 1ª dose contra a difteria, tétano e tosse convulsa (DTPa)
o 1ª dose contra doença invasiva por Haemophilus influenzae tipo b (Hib)
o 1ª dose contra a poliomielite (VIP)
o 2ª dose da vacina contra a hepatite B (VHB)
1ª dose da vacina conjugada contra infecções por Streptococcus pneumoniae de 13 serotipos (Pn13)

Aos 4 meses de idade:
2ª dose de DTPa, Hib e VIP (vacina pentavalente DTPaHibVIP)
2ª dose de Pn13

Aos 6 meses de idade:
3ª dose de DTPa, Hib, VIP e VHB (vacina hexavalente DTPaHibVIPVHB)

Aos 12 meses de idade:
3ª dose da Pn13
vacina contra a doença invasiva por Neisseria meningitidis C – MenC (dose única)
1ª dose da vacina contra o sarampo, parotidite epidémica e rubéola (VASPR)

Aos 18 meses de idade:
vacina pentavalente DTPaHibVIP
o 1º reforço de DTPa (4ª dose) e de VIP (4ª dose)
o único reforço de Hib (4ª dose)

Aos 5 anos de idade:
2ª reforço (5ª dose) de DTPa e de VIP – vacina tetravalente DTPaVIP
2ª dose de VASPR

Aos 10 anos de idade:
reforço da vacina contra o tétano e difteria (Td)
2 doses da vacina contra infecções pelo vírus do Papiloma humano de 9 genótipos (HPV9), administrada apenas a raparigas

Durante toda a vida:
reforços das vacinas contra o tétano e difteria (Td) em doses reduzidas, aos 10, 25,45, 65 anos de idade e, posteriormente, de 10 em 10 anos

Os adultos não vacinados contra o tétano devem iniciar esta vacina em qualquer idade.

As grávidas não protegidas contra o tétano devem ser vacinadas. Além de se protegerem, evitam o tétano nos seus filhos à nascença.

Para a semana darei mais algumas dicas relacionadas com a Vacinação e darei a conhecer algumas curiosidades neste tema. Cuide de si. Cuide sempre da sua Saúde.

Apresentação Joana Franco

Chamo-me Joana Franco, tenho 32 anos, e sou natural de Geraldes, aldeia pertencente ao Concelho de Peniche.
Enfermeira de Profissão, terminei o Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, em Lisboa, no ano de 2010.
Nos anos mais recentes abracei desafios noutros países, nomeadamente Dubai onde fiz parte um projecto na área de Turismo, e em Inglaterra, onde trabalhei como Enfermeira em “Nursing Homes”, a cuidar de Pessoas com Demência.
Em Portugal, demonstrei o meu trabalho como Enfermeira no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos e, atualmente, trabalho na Clínica Psiquiátrica de Lisboa, em Telheiras.
Sou uma pessoa que aceita novas aventuras e, como tal, aceitei o convite de escrever para o Blog ‘Cultura e não Só’, em que apresento novos pontos de vista e dicas para tornar melhor a saúde do leitor.