terça-feira, 19 de novembro de 2019

Black Swan o primeiro barco elétrico a pensar nos cruzeiros


A empresa de cruzeiros Seine Alliance revelou o Black Swan, o primeiro barco elétrico, especificamente desenvolvido a pensar nos cruzeiros de lazer ou de negócios no rio Sena equipado com baterias de segunda vida. O objetivo da Seine Alliance e dos seus parceiros – Grupo Renault e Green Vision – é o de demonstrarem a eficácia de um modelo baseado nos princípios da economia circular, de forma a reproduzir e a criar sinergias entre os vários agentes de mobilidade.

Na exuberante atmosfera atual, em que soluções inovadoras são permanentemente procuradas para preservar o nosso planeta, iniciativas promovidas por profissionais do sector conferem encorajamento para o futuro. O Black Swan, um barco zero emissões com capacidade até oito passageiros, pode realizar passeios com a duração de até 2 horas. É propulsionado por dois motores elétricos, não necessita de gerador ou de motor de combustão como alternativa e representa uma significativa transformação na abordagem das atividades no rio em direção à redução dos seus impactos ambientais.


Economia circular, segurança e conforto a bordo 

O Black Swan está equipado com duas linhas de propulsão completamente independentes, autónomas e 100% elétricas o que lhe permite navegar sem preocupações. 
As baterias de Ião-lítio provenientes de Veículos Elétricos da Renault, depois de concluído o seu ciclo de “primeira vida no automóvel”, foram instaladas debaixo dos assentos laterais do barco em quatro caixas de aço inoxidável que foram especialmente desenhadas e concebidas para assegurar a segurança e estanquicidade em funcionamento. 
Cada hélice está ligada às baterias com uma potência nominal de 10kW (20kW na potência máxima), que permitem ao barco atingir facilmente as velocidades de cruzeiro habituais (existe um limite de velocidade no Rio Sena em Paris) No total, as baterias, pesam 278 kgs, o que representa menos do que o peso do habitual tanque de combustível quando instalado um motor de combustão.

"Nós estamos orgulhosos por termos contribuído para o projeto Black Swan em conjunto com a Seine Alliance e a Green-Vision. Uma vez mais, esta abordagem provou que, usadas em uma segunda vida como unidades de armazenamento de energia, as baterias dos nossos veículos elétricos constituem uma alavanca essencial para a aceleração da transição energética", afirmou Gilles Normand, Diretor dos Veículos Elétricos do Grupo Renault.

O casco com linhas dinâmicas e design intemporal do construtor italiano, Tullio Abbate, manteve-se, mas não tem qualquer motor a bordo ou fora de bordo A propulsão e viragem são asseguradas por unidades direcionais submersas. Este é um desenvolvimento técnico que confere ao barco um perfil mais elegante e permite otimizar a ergonomia do cockpit para facilitar a condução e assegurar o máximo conforto aos passageiros, enquanto o barco desliza suave e silenciosamente pelas águas. Os passageiros podem desfrutar de um cruzeiro de duas horas depois de duas a três horas de carregamento das baterias.