quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Caixa para Guardar o Vazio, de Fernanda Fragateiro e Aldara Bizarro na Culturgest



A artista plástica Fernanda Fragateiro e a coreógrafa Aldara Bizarro apresentam, na Culturgest, Caixa para Guardar o Vazio, uma criação que conjuga uma exposição (escultura) e uma performance. A primeira pode ser visitada até 1 de Dezembro (de terça a domingo) e a segunda realiza-se nos fins-de-semana de 23 e 24 de Novembro e 30 de Novembro e 1 de Dezembro. 

Uma caixa de madeira, aço e espelho, de grandes dimensões, dois bailarinos e um grupo de espectadores são os elementos que definem Caixa para Guardar o Vazio, que conjuga a escultura, a performance e o envolvimento do espectador, a partir dos 6 anos de idade.

Criado primeiramente a convite do Teatro Viriato de Viseu, em 2005, Caixa para Guardar o Vazio é uma construção em madeira da autoria de Fernanda Fragateiro que, partindo da forma simples de um grande paralelepípedo, se abre e desdobra para ir revelando o trabalho performativo concebido pela coreógrafa Aldara Bizarro e desempenhado pelos balarinos Sofia Portugal e Hugo Mendes.

A escultura é activada pelos corpos dos dois bailarinos que, através de uma coreografia, com movimento e voz, dialogam entre si e com o público, levando todos a olhar, dançar, interpretar, descobrir e sentir, construindo uma narrativa que nasce das múltiplas possibilidades de metamorfose da escultura que, progressivamente, vai encontrando diferentes configurações.

Caixa para Guardar o Vazio questiona as noções de objecto escultórico, o papel do espectador e desafia a corporalidade daqueles que participam na experiência de vê-lo em acção. Um lugar para explorar com o corpo e todos os sentidos numa experiência de descoberta, individual ou colectiva.

Nesta exposição, estão disponíveis pela primeira vez os desenhos preparatórios e as duas maquetes que a artista realizou durante a criação da obra, desvelando parte desse processo, na esteira do que Fernanda Fragateiro tem vindo a realizar nos últimos anos.

Até 1 de Dezembro, a escultura está exposta nas galerias da Culturgest. A exposição é de entrada gratuita e pode ser visitada das 11:00 às 18:00 (até 1 de Dezembro, sendo a inauguração dia 9 às 16:00) e a performance realiza-se às 15:00 e às 17:00 (23, 24, 30 de Novembro e 1 de Dezembro), tem lotação limitada e os bilhetes custam 5€.