quarta-feira, 20 de novembro de 2019

"Tempo Comum" de Susana Nobre



Tempo Comum, a primeira longa-metragem de ficção realizada por Susana Nobre, vai ter a sua estreia comercial em Portugal no dia 5 de Dezembro.

Resultado de uma coprodução entre a produtora portuguesa Terratreme e a francesa Cinéma Defacto, Tempo Comum é um filme intimista sobre a maternidade. Neste filme acompanhamos a vida de Marta, que acaba de ser mãe e que agora se dedica aos cuidados da sua bebé, Clara, ao mesmo tempo que recupera do parto. A partir de um apartamento em Lisboa, assistimos ao desenrolar deste novo ciclo, narrado a diversas vozes, onde a vida conjugal e as novas rotinas são o barómetro da evolução interior de Marta.

Depois da estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Roterdão em 2018, Tempo Comum tem já um longo percurso nos festivais de cinema nacionais e internacionais, como o IndieLisboa, Festival do Rio de Janeiro, o London BFI, e já teve estreia nas salas de cinema do Reino Unido, França e Islândia.

Susana Nobre, uma das sócias fundadoras do colectivo Terratreme, realizou filmes como Provas, Exorcismos, curta-metragem que estreou na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2015 ou Vida Activa, documentário com estreia comercial em 2014.

Sinopse
Num apartamento em Lisboa, Marta fica entregue aos cuidados maternos da sua primeira filha acabada de nascer, ao mesmo tempo que convalesce do parto. Nestes primeiros tempos são visitadas por familiares e amigos que ao serem envolvidos no espaço de intimidade da casa, narram histórias sobre o casamento, o nascimento dos filhos, os primeiros trabalhos, as expectativas e projectos futuros que têm. Nas diversas sequências assistimos em Tempo Comum ao desenrolar do ciclo da vida narrado em diversas vozes, fragmentos que se misturam com o momento que Marta está a viver.