sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Ama verdadeiramente o futebol? Então este livro é para si!


O Futebol com que Sonhei, de Luís Freitas Lobo – um dos analistas desportivos mais respeitados do país –, chega hoje às livrarias.
Este não é um livro para alimentar debates preocupados com tudo menos com o jogo. O Futebol com que Sonhei, de Luís Freitas Lobo, publicado pela Contraponto, é um livro indispensável para quem ama verdadeiramente o futebol, para todos os que trabalham, vivem ou sentem o jogo. 
Com o seu estilo inconfundível, e com um entusiasmo de um miúdo que não quer envelhecer, Freitas Lobo mergulha nas próprias memórias e emoções: os primeiros jogos e as primeiras paixões, as atmosferas favoritas, as viagens e os diferentes estilos de jogo, as grandes equipas, as táticas e as filosofias, os grandes jogadores e os grandes treinadores num cruzamento de emoções entre futebol do passado e do presente. Como o próprio autor diria, este livro pretende ser um hino ao futebol, um manifesto em defesa do que de mais belo este apaixonante jogo tem. 
O Futebol com que Sonhei é lançado no dia 18 de Novembro, às 21h00, na Fnac NorteShopping. As honras de apresentação caberão ao ex-futebolista Deco, ao treinador Vítor Oliveira e ao jornalista Carlos Daniel. A 26 de Novembro, o livro é apresentado em Lisboa pelo Selecionador Nacional, Fernando Santos, em hora e local a anunciar.

Sobre o Autor

Luís Freitas Lobo não pensa em futebol 24 horas por dia porque, como ele próprio diz, tem de dormir algumas horas e isso tira-lhe tempo. Desde miúdo que o futebol é a paixão que, juntamente com a escrita e as histórias, juntou naquilo a que hoje chama profissão. Mas Luís Freitas Lobo continua a chamar-lhe paixão. Essa foi, de resto, a matéria que constituiu as suas colaborações com a televisão (SIC, RTP e SporTV), a rádio (Antena 1 e TSF) e os jornais (Revista Mundial, A Bola, Expresso e O Jogo). Basta chamarem-no para falar ou escrever sobre futebol e ele vai. De resto, foi também a paixão pelo jogo e pela escrita que o levou a lançar os livros Os Magos do Futebol, em 2002, e Planeta do Futebol, em 2009, os antecessores de O Futebol Com Que Sonhei.