quinta-feira, 28 de novembro de 2019

«Porque voam os balões e caem as maçãs – as leis que fazem o mundo funcionar», de Jeff Stewart



A magia do Natal já chegou ao Círculo de Leitores. A nova revista traz novidades que não vai querer deixar de oferecer na noite mais especial do ano em particular o terceiro volume da colecção Descobrir as Ciências, intitulado «Porque voam os balões e caem as maçãs – as leis que fazem o mundo funcionar», de Jeff Stewart, sobre a física moderna, que nos dá uma perspectiva fascinante, espantosa e, por vezes, estranha do Universo e do lugar que nele ocupamos.

Com uma linguagem divertida e acessível, esta colecção apresenta-lhe as teorias mais inacreditáveis do passado, mas também as do presente, expondo e explicando alguns dos fenómenos mais comuns do quotidiano – que a astronomia, a filosofia, a física, a psicologia, a matemática e a história ajudam a explicar. 

Quarto volume - «Porque voam os balões e caem as maçãs – as leis que fazem o mundo funcionar», de Jeff Stewart O que é a física, exactamente?
De certo modo, a física é tudo. Desde como se formou o Universo e como aqui chegámos até aos motivos pelos quais a vida funciona como funciona, a física consegue explicar quase tudo o que acontece no mundo em nosso redor: a energia e o movimento, o som e a luz, a electricidade e a matéria.
«Porque voam os balões e caem as maçãs» aborda todos os temas que necessitamos de saber acerca desta ciência assombrosa e cativante. Ficará a compreender por que motivo os objectos mais pesados não caem mais depressa do que os mais leves, porque é que o tempo abranda à medida que nos deslocamos mais rapidamente, por que razão temos mais energia quando estamos no andar de cima ou o que aconteceu ao pobre gato de Schrödinger.
A física moderna dá-nos, assim, uma perspectiva fascinante, espantosa e, por vezes, francamente estranha do Universo e do lugar que nele ocupamos. As maçãs que caem e os balões que voam são apenas o início.

Da colceção «Descobrir as Ciências» estão publicados os seguintes volumes:
 Volume 1: Quando a Terra era plana – e outras teorias científicas que estavam erradas
 Volume 2: Porque pensamos o que pensamos – filosofia em três penadas
 Volume 3: Porque voam os balões e caem as maçãs – as leis que fazem o mundo funcionar