terça-feira, 19 de novembro de 2019

Osmarina Pernambuco não consegue esquecer, no Teatro Nacional D. Maria II



Osmarina Pernambuco não consegue esquecer, a mais recente criação de Keli Freitas, tem estreia marcada no Teatro Nacional D. Maria II a 21 de Novembro, onde ficará em cena até dia 1 de Dezembro.

Osmarina Pernambuco não consegue esquecer leva para o palco a história e as palavras de Osmarina Pernambuco, uma mulher brasileira, nascida em 1919, que registou, durante toda a sua vida, o seu quotidiano em diários, num gesto quase ritual, que dá a ver gente e vida. Criado a partir do encontro com estes diários, o espectáculo espreita o mundo através das anotações que ali resistem e projecta, no compromisso desta mulher com a escrita, uma aprendizagem contra o esquecimento.

Osmarina Pernambuco não consegue esquecer tem texto, encenação e interpretação da actriz e dramaturga brasileira Keli Freitas e estará em cena na Sala de Cenografia do D. Maria II de 21 de Novembro a 1 de Dezembro. O texto do espectáculo foi escrito no âmbito do terceiro Laboratório de Escrita para Teatro do D. Maria II.

Brasileira, nascida em 1919, Osmarina Pernambuco foi uma mulher comum que registou, durante toda a sua vida, o seu quotidiano em diários. Coisa de todos os dias, mesmo: quantas batatas, quantas camisas, quantos filhos, os nomes de cada um, um a um. Coisas pequenas e grandes, a minúcia das relações, um ritual que dá a ver gente e vida. Criado a partir do encontro com estes diários, este espectáculo espreita o mundo através das anotações que ali resistem e projecta, no extraordinário compromisso desta mulher com a escrita, uma aprendizagem contra o esquecimento.
Osmarina Pernambuco não consegue esquecer é um texto da actriz e dramaturga brasileira Keli Freitas, escrito no âmbito do terceiro Laboratório de Escrita para Teatro do D. Maria II.

Datas:
21 Nov – 1 dez
Qua a Sex e dom, 19h > sáb, 21h
Sala de Cenografia