quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Estreias de cinema de 28 de Novembro de 2019


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Onde Estás, Bernadette?

Bernadette Fox há muito que deixou a arquitectura, a sua grande paixão, para se dedicar em exclusivo à família. Um dia, pouco antes de embarcar numa viagem de lazer à Antárctida com o marido e a filha, foge de casa sem dar explicações. Judy, a filha, dá então início a uma investigação por conta própria para tentar encontrar o paradeiro da mãe. Isso levá-la-á ao passado da progenitora, onde descobrirá segredos muito bem guardados. 
Com Billy Crudup, Cate Blanchett, Megan Mullally e Laurence Fishburne nos papéis principais, uma comédia dramática com realização e argumento do aclamado realizador Richard Linklater ("Antes do Amanhecer", "Antes do Anoitecer" e "Antes da Meia-Noite", "Boyhood: Momentos de Uma Vida"), que adapta a obra homónima escrita, em 2012, pela romancista e argumentista norte-americana Maria Semple.



Enquanto a Guerra Durar

Espanha. A 18 de Julho de 1936, um grupo de militares liderados pelos generais Emilio Mola (1887-1937) e Francisco Franco (1892-1975) realiza um golpe de Estado contra o Governo da Segunda República. O escritor e filósofo Miguel de Unamuno (1864-1936) assume publicamente o seu apoio a esta revolta militar que promete trazer ordem ao país. Essa tomada de posição contra o Governo fez com que fosse imediatamente despedido da sua função de reitor da Universidade de Salamanca. Enquanto isso, o general Franco consegue juntar tropas e começa uma campanha para tentar assumir o comando da guerra. As consequências terríveis do que se segue, com alguns dos seus companheiros a serem presos, fazem com que Unamuno se veja a questionar a sua posição inicial.
Com realização e argumento de Alejandro Amenábar (realizador de "De Olhos Abertos", "Os Outros” e "Mar Adentro", que lhe valeu o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro), um drama histórico baseado em factos reais, interpretado por Karra Elejalde, Eduard Fernández, Santi Prego, Nathalie Poza e Tito Valverde, entre outros. 


Os Anjos de Charlie

A popular série televisiva dos anos 1970 – criada por Ivan Goff e Ben Roberts, e protagonizada por Farrah Fawcett, Jaclyn Smith e Kate Jackson – é mais uma vez adaptada ao grande ecrã com um novo trio feminino: Kristen Stewart, Naomi Scott e Ella Balinska. Estas raparigas são inteligentes, bonitas e trabalham como detectives para Charlie, um milionário invisível que, tal como na série, não passa de uma voz misteriosa a proferir ordens. Peritas em artes marciais e capazes de enfrentar qualquer inimigo, Sabina Wilson, Elena Houghlin e Jane Kano deparam-se com uma missão muito séria: encontrar os responsáveis por um novo programa de energia que, nas mãos erradas, se pode transformar numa arma mortífera.
Elizabeth Banks ("Um Ritmo Perfeito 2") assumiu o cargo de realizadora, argumentista, produtora e actriz neste "reboot", dando-lhe uma versão adaptada ao século XXI, com traços óbvios do movimento anti-assédio #MeToo.