terça-feira, 12 de novembro de 2019

Crónica Saúde - Joana Franco



Esta semana continuamos a falar de Dislipidémia, sendo um dos principais riscos de ateroesclerose e cardiovasculares, vou apresentar possíveis causas e tratamentos.

Causas
Factores genéticos;
Alimentação rica em gorduras e pobre em fibras e vegetais;
Obesidade;
Sedentarismo;
Insulinoresistência (doentes obesos e diabéticos);
Hipotiroidismo (problemas endocrinológicos).
Estas causas aqui apresentados não são obrigatórias, são possíveis. Quem apresenta estas características tem uma maior probabilidade de poder vir a ter Dislipidémia, embora não seja 100% certo.
Pode, portanto, dizer-se que pode-se tentar evitar o aparecimento de Dislipidémia ou Colesterol tendo uma alimentação dita saudável, praticando exercício físico e cuidando da saúde.
Quando a doença existe, há tratamento possível para a controlar.

Tratamento
O tratamento das dislipidemias passa exactamente por uma mudança de estilo de vida, ao nível da alimentação e do exercício. São estas as principais recomendações:

Reduza a ingestão de alimentos de origem animal (carnes vermelhas, manteiga, queijos gordos).
Evite produtos de charcutaria e alimentos pré-cozinhados;
Dê preferência a produtos frescos;
Prefira a ingestão de proteínas animais ligadas ao peixe, carne de aves sem pele e carnes magras;
Dê preferência ao azeite e outras gorduras polinsaturadas (constituídas por ácidos gordos polinsaturados, que desempenham papéis essenciais na resposta à infecção, no crescimento e desenvolvimento do nosso organismo, na resposta cardiovascular, entre outras funções. Estes ácidos são considerados essenciais, porque o nosso organismo não os consegue sintetizar a partir de outras substâncias, por isso têm que ser fornecidos pelo regime alimentar. São boas fontes de gordura polinsaturada: óleos vegetais, frutos oleaginosos, cereais integrais, sementes, gordura de peixe, óleo de fígado de peixe e hortícolas de cor verde escura);
Ingira mais alimentos ricos em ómega 3 (ex. sardinhas, salmão, óleo de soja);
Ingira mais cereais integrais, vegetais, fruta e fibras solúveis (que facilitam a eliminação do colesterol);
Cozinhe ao vapor ou grelhe os alimentos. Evite os fritos;
Prefira molhos à base de iogurte. Evite natas e maioneses, que contêm mais gordura;
Reserve o consumo de chocolate para dias de festa;
Limite o consumo de gemas de ovo;
Pratique uma actividade física regular;
Abandone hábitos tabágicos (caso existam).
Já foi dito que qualquer tipo de dislipidemia representa, pois, um importante factor de risco cardiovascular, por isso dê prioridade à Prevenção da doença. Se não for possível prevenir, então trate! Ponha a sua saúde em primeiro lugar.


Apresentação Joana Franco

Chamo-me Joana Franco, tenho 32 anos, e sou natural de Geraldes, aldeia pertencente ao Concelho de Peniche.
Enfermeira de Profissão, terminei o Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, em Lisboa, no ano de 2010.
Nos anos mais recentes abracei desafios noutros países, nomeadamente Dubai onde fiz parte um projecto na área de Turismo, e em Inglaterra, onde trabalhei como Enfermeira em “Nursing Homes”, a cuidar de Pessoas com Demência.
Em Portugal, demonstrei o meu trabalho como Enfermeira no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos e, atualmente, trabalho na Clínica Psiquiátrica de Lisboa, em Telheiras.
Sou uma pessoa que aceita novas aventuras e, como tal, aceitei o convite de escrever para o Blog ‘Cultura e não Só’, em que apresento novos pontos de vista e dicas para tornar melhor a saúde do leitor.