quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Casa Museu Medeiros e Almeida recebe Prémio Especial do Júri no Grande Prémio de Relojoaria


A Casa-Museu Medeiros e Almeida, localizada em Lisboa, que reúne a coleção privada de obras de arte do empresário e mecenas António de Medeiros e Almeida, acaba de receber o Grande Prémio de Relojoaria e de ver a sua coleção de mais de 600 relógios considerada como a mais valiosa do País.

O Anuário Relógios & Canetas, a única publicação do setor em Portugal e com mais de 20 anos de atividade, organiza o Grande Prémio de Relojoaria em Portugal para promover e distinguir a indústria relojoeira. A Casa-Museu Medeiros e Almeida foi galardoada com o Prémio Especial do Júri, que distingue, cada ano, ora uma personalidade, ora uma instituição que desempenhe um papel fundamental na promoção da relojoaria de alta qualidade.

A Casa-Museu Medeiros e Almeida possui um acervo de mais de 600 relógios, entre os quais se destaca o Relógio de bolso Junot/Wellington, encomendado à Casa Breguet, em 1808, pelo General francês Jean-Andoche Junot. Após a morte do General, o relógio passou por várias mãos, até chegar ao General Arthur Wellesley, 1.º Duque de Wellington, o que pode ser considerado uma ironia da História, uma vez que os generais Junot e Wellington combateram entre si, em Portugal, durante as Invasões Francesas, tendo o segundo vencido o primeiro, na Batalha do Vimeiro, em 1808. António Medeiros e Almeida adquiriu o relógio em leilão, em 1964.


Outro relógio de destaque na Casa-Museu Medeiros e Almeida é o Relógio de Noite, de 1670, uma tipologia rara que, através de uma candeia de azeite, permitia ver as horas, mesmo no escuro. Foi construído por Edward East (1602-1697), relojoeiro-chefe da corte de Catarina de Bragança e Carlos II de Inglaterra.

Na sala dos relógios da Casa-Museu Medeiros e Almeida é possível também conhecer o Relógio de Caixa Alta, Luís XV, ricamente decorado, da autoria do relojoeiro Jean Biesta (ativo c. 1759-1789) e do ebanista Antoine Foullet (c. 1710-1775). Este é um relógio com diversas complicações, nomeadamente equação do tempo, fases e idade da lua e calendário zodíaco.

A Casa-Museu Medeiros e Almeida pode ser visitada de Segunda a Sábado, das 10h00 às 17h00, na Rua Rosa Araújo, 41, em Lisboa.