terça-feira, 12 de novembro de 2019

Exposição "Janelas com Vista para Lá"



O Município de Oeiras vai apresentar a exposição "Janelas com Vista para Lá", do artista plástico António Casimiro, até 4 de Janeiro, no Centro Cultural Palácio do Egipto. A curadoria é de Maria Conceição Roberto.

Sinopse:
"Janelas com Vista para Lá" é uma mostra panorâmica através dos olhos e dos sentidos do artista plástico contemporâneo, António Casimiro, que nos presenteia com quase duas dezenas de novos trabalhos da sua fase de abstractos, onde o negro se funde no branco e o branco toma contornos de negro, remetendo para uma paleta de sombras e penumbras que oferecem uma nova visão e uma outra imagem, quando observados, como que, através de janelas.

Evocando Picasso “Pintar é libertar-se, e isso é o essencial” esta é uma exposição de António Casimiro que sai da sua zona de conforto de há décadas, a cenografia, se liberta do traço e do espaço cénico e se exprime para além dele, numa vertigem de simplicidade e sofisticação que o rigor das sensações e a mistura das cores lhe proporcionam.

A esperança, o futuro, as memórias, os sonhos, as perdas, as alegrias, os caminhos, os objectivos, as marcas e o passado, são-nos dados a descobrir por nós próprios, como se o mundo se abrisse à nossa frente e pudesse ser observado com os olhos, através de grandes janelas, mas reflectindo em cada um de nós, a alma individual de quem observa. Cada obra será assim o espelho de nós mesmos. O sonho de cada um de nós é a visão que queremos ter desse mesmo momento, em lugares diferentes, cheiros incomuns, lembranças perdidas ou a futuros incógnitos, dependendo sempre de quem olha, como vê, quando o faz ou o que sente.

Esta exposição, patente no Palácio do Egipto, em Oeiras, de 9 de Novembro de 2019 a 4 de Janeiro de 2020, agrega também algumas outras obras do autor, que servem como marca ou padrão de referência do seu percurso nas artes plásticas, desde a cenografia, ao desenho, do figurinismo e à pintura, num percurso de mais de 60 anos de vida artística.