domingo, 24 de novembro de 2019

Histórias com História - Paulo Nogueira


A Ponte de Alcântara


Alcântara, frequentemente associado ao vocábulo árabe al-quantãrã", "a ponte", a toponímia desde logo remete para a existência de uma ponte, hoje desaparecida, sobre a ribeira com o mesmo nome, Alcântara, dado portanto o nome à ribeira e a esta zona da cidade de Lisboa. A ribeira de Alcântara, de pequena extensão, que nasce na Brandoa, concelho da Amadora, e corre pelos vales da Falagueira, Benfica e de Alcântara para desaguar no Tejo, numa extensão total de cerca de 10 km. Trata-se de um curso de água que se desenvolve quase exclusivamente em meio urbano. O troço superior, conhecido como ribeira da Falagueira, corre a céu aberto, tendo sido requalificado em 2005 pela Câmara Municipal da Amadora. Esta ribeira entra em Lisboa nas Portas de Benfica e está actualmente canalizada em toda a extensão que compreende o concelho de Lisboa, desde 1967. Alcântara, local com colinas e vales, tinha recursos naturais existentes nas margens da sua ribeira e as terras férteis que permitiam uma agricultura rica e variada, com muitas hortas nos vales aluviais, cereais e vinhas, além de pedreiras de calcário, com fornos de cal, assim como moinhos de marés. Por tudo isto, desde de tempos muito remotos que é mencionada a existência de uma ponte em Alcântara, inicialmente seria construída em madeira, mas foram os romanos, quando dominaram a Península Ibérica, por volta do século III, que terão construído neste local, denominado Horta Navia (segundo uma divindade indígena romanizada), uma ponte em pedra, sólida e maciça, como era seu costume, aproveitando a presença no local de pedreiras calcárias. Foram igualmente todas estas condições que fizeram com que durante o período da ocupação muçulmana estes terrenos fossem ocupados de uma forma ainda mais dispersa. Esta ponte durante séculos cumpriu a sua função de limite da cidade, sendo a única passagem, junto à zona ribeirinha de Lisboa naquele local, para quem se deslocava para terras de Belém e Algés. Apesar da sua escassa importância urbanística, Alcântara é um local com história própria. Diz-se que D. Afonso Henriques (1109 - 1185), terá habitado aí nos primeiros tempos após a conquista de Lisboa. Foi também neste local, junto à velha ponte de Alcântara, quando tudo ali ainda eram campos e a ponte estava solitária, porque ficava num arrabalde despovoado pertencente à freguesia da Ajuda, que se deu a batalha entre D. António, Prior do Crato (1531 – 1595) e o Duque de Alba, D. Fernando Álvarez de Toledo y Pimentel (1507 – 1582), que comandava as tropas de Filipe II de Espanha (1527 – 1598). Nesta batalha denominada também de Acção da Ribeira de Alcântara, o ataque das tropas do Duque de Alba, iniciou-se às 7 da manhã do dia 25 de agosto de 1580. Foi nessa batalha ocorrida junto à ponte de Alcântara, na margem esquerda da ribeira, que as tropas de Filipe II de Espanha depois de duas tentativas falhadas, acabaram por derrotar as forças portuguesas, obrigando o Prior do Crato, ferido, a recuar para Lisboa meia hora após ter começado a batalha. Resultaram desta batalha 1.500 baixas entre mortos e feridos. Como resultado desta batalha o trono de Portugal ficou nas mãos da dinastia filipina durante sessenta anos, o que conduziu à subida ao trono de Filipe II de Espanha, I de Portugal. Foi como marco deste acontecimento histórico que em janeiro de 1923, foi dado o nome à antiga Rua Direita do Livramento, existente naquele local, a Rua Prior do Crato.


Depois da restauração da independência de Portugal em 1640, o rei D. João IV dá ordens em 1650, para a elaboração de um projecto geral de fortificação, que irá definir as fronteiras da cidade de Lisboa até ao século XIX. O designado projecto da Linha Fundamental de Fortificação que foi elaborado pelos engenheiros militares Charles Legart, Jean Cosmander e Jean Girot. É no âmbito deste projecto, em 1652 que foram construídos os baluartes do Sacramento e do Livramento, formando assim uma cortina defensiva neste ponto, onde se encontrava uma das portas de entrada de Lisboa. Pelo facto de se tratar de um ponto importante de ligação da cidade de Lisboa ao exterior, pela orla ribeirinha, foi mais tarde, em 1662, por esta ponte de Alcântara que fez a travessia a comitiva da embaixada inglesa em Lisboa, pela ocasião do casamento de D. Catarina de Bragança com Carlos II de Inglaterra. Em 1727 a ponte de Alcântara media, segundo registos, 90 metros de comprimento e 6,20 metros de largura. Toda esta zona de Alcântara sempre pertencera ao designado Bairro do Mocambo, estava ligada a Santos, Ajuda, Belém, Barcarena, Algés e Oeiras. Era designado por lugar de Alcântara, sendo protegida de um crescimento sem planificação, através de um edital que proibia quaisquer construções antes que fosse traçada a planta de expansão da cidade.


Toda a região de Alcântara viu crescer a sua população assim como o número de casas, hortas e residências nobres no século XVIII, até que se formou um bairro, passando a freguesia por alvará régio de 25 de março de 1742, durante o reinado de D. João V. Este aumento de população obrigou, em 1743 a alargar a ponte de 6,20 metros para 13,50 metros. Esta ponte era formada por três arcos de volta inteira com um tabuleiro horizontal. O arco oriental, por se considerar desnecessário, foi entaipado, talvez já no século XVIII e o ocidental foi vedado em meados do século XIX. Para o lado sul do local da ponte e das suas rampas de acesso eram tudo águas do rio Tejo, que formava uma grande enseada, definida a poente pelas atuais rua 1º de maio e a de Alcântara e a nascente pela rua do Prior do Crato e travessa da Trabuqeta. É também nessa altura, 1743, que é colocada uma estátua da imagem de São João Nepomuceno, protector dos navegantes, sobre o lado norte da ponte, estátua esta encomendada pelos moradores do bairro de Alcântara. A estátua feita em mármore, de estatura considerada colossal, foi uma obra do escultor italiano João António Bellini de Pádua (1690? - 1755?), tendo no plinto desta imagem um escudete com a seguinte inscrição:

S.JÓANNI
NEPOMUCENO
NOVO ORBIS THAUMATURGO
TERRAE AQUI IGNIS AERIQUE
IMPERANTI
ATQUE CUM ALIAS
TUM PRAESERTIUM IN ITINERE
MARITIMO
LUCULENTO SOSPITATORI SUO
GRATI ANIMI ERGO
HANC STATUAM POSUIT
CLIENS DEUOTISS,
M:DCC:XLIII.

JOÃO AN.TO D. PADOA A FES


Na tradução do latim: "A S. João Nepomuceno, novo taumaturgo do mundo, dominador de terra, do fogo, da água e do ar, e sobretudo aplacador dos mares, um seu devoto, reconhecido para com o seu protetor, ergueu esta estátua no ano de 1743 depois de salvo."
Conta a lenda que o escultor terá sido salvo de um naufrágio, atribuindo por isso o milagre àquele santo. As dimensões desta obra são: Plinto: 1,17x1,5 m de frente e 2,65 m de altura; estátua com a sua base: 3,35 m de altura, sendo a altura total 6 m. Esta estátua foi benzida solenemente em 8 de janeiro de 1744, com a presença da rainha D. Maria Ana de Áustria (1693 - 1754), mulher do rei D. João V de Portugal (1689 - 1750), acompanhada dos príncipes. Como curiosidade o escultor desta obra, João António Bellini de Pádua, teria nascido em Itália nos anos 90 do século XVII e terá morrido durante o grande Terramoto de Lisboa em 1755, visto que se desconhece o seu paradeiro a partir dessa data.


Toda esta zona de Lisboa só começou a ter uma ocupação urbana a partir do século XVIII, numa altura em que dois importantes acontecimentos transformaram a cidade: o grande terramoto de 1755 (já desenvolvido em artigo anterior) e o início da industrialização. De salientar que a ponte de Alcântara resistiu, como outros monumentos e construções da cidade de Lisboa, ao grande Terramoto. Após o grande Terramoto de 1755, os baluartes do Sacramento e da Livração, ficaram bastante danificados constituindo assim uma fragilização na cortina defensiva neste local da capital. No reinado de D. José I a ponte de Alcântara é modificada tendo sido alargada para o lado norte tendo sido construído um prolongamento e uma nova base para a colocação da imagem de São João Nepomuceno tendo sido colocados grades de protecção em bronze. Por sua vez o lado sul da ponte não foi alterado tendo-se mantido até 1826 com um candeeiro de iluminação publica do tipo cegonha a azeite, tendo este sido substituído por um candeeiro de coluna quando se fez a instalação da iluminação a gás na cidade de Lisboa. Os limites da cidade de Lisboa, definidos na altura do Terramoto de modo a evitar a dispersão do tecido urbano, foram aumentados várias vezes ao longo do século XIX. Em Alcântara, este alargamento dos limites urbanos reflectiu-se, no início de oitocentos, com a passagem das portas da cidade da Praça da Armada para o lado oriental da ponte de Alcântara, tendo sido construído o muro da Circunvalação em 1846 e mais tarde aí colocados portões de ferro e guaritas para as guarnições militares. Em 1852 foram definidos novos limites fiscais da cidade com a concretização da Estrada da Circunvalação que alargava uma vez mais o perímetro urbano de Lisboa, marcando uma nova acessibilidade na cidade. A ponte de Alcântara marcava portanto esse limite fiscal da cidade, foi para isso construído junto ao lado sul da ponte um posto fiscal e do mesmo lado norte situava-se a casa da guarda e da apalpadeira. Os portões na ponte de Alcântara, como barreira da cidade, mantiveram-se até à entrada em vigor da nova linha de Circunvalação de Lisboa, decretada em 1885 e 1886, talvez até 1903, ano em que deixou de se exercer naquele local fiscalização aduaneira.   Esta zona de Alcântara, era por excelência, uma zona de veraneio pelas suas características campestres, a rainha consorte D. Estefânia (1837 - 1859), mulher do rei D. Pedro V de Portugal (1837 - 1861), a propósito disso, descreve no seu diário, sobre o poético vale de Alcântara, e provavelmente sobre esta ponte, nas vésperas da era industrial: Duas vezes o Pedro e eu, inteiramente sós, ele à paisana, para ser menos conhecido, fomos passear para os lados do aqueduto do vale de Alcântara, e aí entrámos numa quinta pequena, com uma casa acinzentada, velha, de muros cobertos de trepadeiras, à beira de um rio que se atravessava pela ponte antiga, de pedra.


Mas os tempos mudaram e a industrialização galopante nesta zona da capital durante o século XIX fizeram com que o caminho de ferro chegasse a Alcântara. Por volta de 1886 ou 1887, a guarda norte da ponte de Alcântara, já reduzida no seu comprimento a 33,7 metros, foi demolida para a construção da estação ferroviária de Alcântara-terra, da linha de caminho de ferro de Lisboa a Sintra e Torres Vedras da então Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses (tema a desenvolver em próximo artigo). Por essa ocasião foi retirada a estátua em mármore de São João Nepomuceno, que em 1889 foi mandada depositar pela Câmara Municipal de Lisboa no Museu Arqueológico do Carmo, onde ainda hoje se encontra e se pode visitar. Em 1888, a guarda sul da ponte de Alcântara, também já reduzida no seu comprimento a 48,7 metros, desapareceu quando se cobriu o que restava da ribeira de Alcântara, entretanto transformada em caneiro, para assentamento da via férrea, que ligaria a linha de Alcântara-Terra a Campolide com a de Alcântara-Mar na linha de Cascais. O arco maior da ponte, único que se conservava, corresponde ao eixo da via férrea e as cancelas da passagem de nível definem aproximadamente o local dos encontros do arco que ali existe soterrado. Com a demolição da guarda sul da ponte de Alcântara desapareceram os últimos vestígios da sua existência. Quem hoje atravessa a Rua Prior do Crato para a Rua de Alcântara, nem suspeita que está a passar por cima do arco soterrado de uma ponte, que teve séculos de existência e que foi testemunha de vários acontecimentos e episódios guerreiros ocorridos na sua vizinhança. O local da ponte de Alcântara, portanto, era na junção das actuais Ruas de Alcântara e a do Prior do Crato e perpendicular à linha férrea que liga a estação de Alcântara-Terra e Alcântara-Mar pelo leito da Rua João de Oliveira Miguens. Outra ponte virá a ser construída nesta zona da cidade de Lisboa, distante do local desta ponte, bem diferente, com outros objectivos e com outras características, como foi a ponte que passou a ligar as duas margens do rio Tejo, há 50 anos. A ponte Salazar ou mais tarde 25 de abril.



Texto:
Paulo Nogueira

Publicação feita ao abrigo do acordo de partilha de conteúdos entre o blogue "Histórias com História" e o site "Cultura e Não Só".