sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Memórias de um Urso-Polar, de Yoko Tawada



Como nas fábulas mais marcantes, são os animais que nos transmitem os melhores ensinamentos. A escritora japonesa Yoko Tawada prova-nos isso mesmo com o romance Memórias de um Urso-Polar, que a Sextante Editora publica este mês.

Em Memórias de um Urso-Polar ficamos a conhecer a incrível história de três gerações de ursos-polares – avó, mãe e neto – que narram a sua vida. Todos eles são ursos famosos que convivem e comunicam com os humanos e com os outros animais. Desta família fazem parte uma avó escritora que viveu na União Soviética durante a Guerra Fria, a filha Tosca, artista de circo, e o seu urso bebé Knut, criado por um humano no jardim zoológico de Berlim, e que sonha conhecer o mundo lá fora.

Ao eleger para narradores estes fascinantes animais, Tawada mostra o animal-homem de outra perspectiva, num romance que surpreende e comove.

Sinopse
Três gerações de ursos-polares, a avó, a filha Tosca e o neto Knut, que vivem no seio da sociedade humana, são estrelas no circo e no mundo literário. Contam-nos as suas memórias, por vezes alegres, por vezes tristes, e gozam a sua celebridade. Yoko Tawada, desfocando as linhas que separam os homems dos outros animais, escreve um maravilhoso romance sobre os animais que nós somos, a nossa procura de um significado e de um equilíbrio para a vida e para o amor.

PVP: € 17,70