segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Crónica Coaching - Nuno Reis


Lidar com a pressão

Bem vindos a mais esta nossa partilha.

Falar sobre a pressão é abordar a base que origina a descompensação mental do que é visto como possível e acessível.

Trabalho na área comportamental desde 2006 e identifico a pressão como um dos maiores motivos para que as pessoas desistam dos seus sonhos e percam a sua noção de valor interno. A motivação e a confiança existem desde que o pensamento esteja equilibrado entre o que é pretendido e está a acontecer, sendo que a expansão da ideia original acontece através do que identificado como estar ao alcance. A pressão cria um distúrbio que ao não ser gerido de uma forma que estabilize os diferentes fluxos mentais, emocionais e energéticos sentidos, potencia o desligar da clarividência. 

A mente ao ficar isolada de si mesma fica incapacitada de interpretar de forma correcta o que está mesmo a acontecer, personalizando a situação ou o acontecimento ao ponto de deixar de compreender que o seu valor continua intacto. A questão é que neste sistema tudo fica confuso, denso e imperceptível, contribuindo para que a mente procure refúgio no ataque ou na fuga, respostas que em nada vão ajudar na implementação da solução e consequente resultado positivo.

A pressão nasce da fragilidade e da ignorância, tanto para a resolução como para a interpretação do que originou o acontecimento que está a alimentar a pressão. Neste ponto o autoconhecimento é fundamental para que a força mental mantenha o autocontrole e a liderança sobre a situação em causa.

A pressão origina ainda a descompensação emocional, o sentido da falta de respeito e o despertar de emoções poderosas assentes na raiva e no medo, transformando uma situação numa guerra de ego. A valorização dada ao que está a ser sentido, quebra a lógica mental e a capacidade de orientar o que é mesmo necessário para que tudo fique estabilizado novamente e com neste fluxo, a probabilidade de serem tomadas decisões desenquadradas é elevado. 

A questão que deve ser compreendida para que seja possível controlar as emoções é que a pressão tem a capacidade de fomentar o aparecimento da raiva ou do medo, da raiva no medo ou do medo na raiva, padrões que têm um imenso poder na criação de distúrbios emocionais e energéticos. 

Agora que já enquadramos a pressão e o que origina, chegamos ao momento de abordarmos algumas estratégias de prevenir esta descompensação. O primeiro passo é aumentar o nível de autoconhecimento e para que seja possível, é necessário que aconteça o processo de melhoria interno. Existem diversas formas para activar este processo, razão que fundamenta a importância de ter um plano de evolução pessoal, que envolva a parte teórica e prática. É importante conhecer o que desponta as suas emoções, o que provoca a instabilidade e o que faz com que perca o equilíbrio interno. Conseguindo este conhecimento, é sinal de que vai fortalecer a aptidão de decidir com mais clareza e manter o controlo nos acontecimentos. 

Falamos sobre imunizar a mente no sentido de reforçar a capacidade mental em termos de decisão e de execução, uma vez que a consequência de permitir a influência da pressão é a execução em baixo nível de performance, criando o fluxo de desvalorização e consequente desmotivação. Sendo o ser humano um animal de hábitos, é fundamental criar automatismos simples e eficazes para que a mente mantenha a lógica pragmática e necessária para saber como interpretar e posteriormente activar a estratégia mais adequada para que consiga alcançar o seu propósito.

Um ponto que devemos ter sempre em conta é que somos seres emocionais, que por muito conhecimento que tenhamos conseguido, vamos aprender através da falha e do erro, significando que ao iniciares o teu processo de reforço mental, é muito importante que compreendas que vai acontecer entre fases, exigentes e enigmáticas, em crescente exigência, para que adquiras novas aptidões e as saibas optimizar. O processo tem o tempo necessário para que evoluas e fiques mais apto, sendo que a tua mente vai sentir a pressão da expansão e da entrada num novo registo cerebral. Pela pressão de seres perfeito, à primeira, tanto pelo o que a sociedade espera como pelo o que esperas conseguir, também é importante que respeites o teu tempo de aprendizagem, previnas auto-punições ou auto-reprimendas. 

A pressão é natural e existe para que consigas amadurecer, desenvolver e alcançar estados de consciência cada vez mais elevados, sendo que pode ser reforçado e promovido através da activação interna para a prioridade de adquires novas ferramentas, recursos, meios e estratégias que te possam ajudar a manter a liderança em toda e qualquer situação, com a consequência de com o upgrade aumentares o teu rácio de produtividade e de eficácia.

Termino partilhando que é um caminho exigente mas que ao mesmo vai oferecer-te a oportunidade de melhorares o rácio de resultados, o nível de felicidade e o escalão de sucesso, estando ao alcance de todos os que colocarem como prioridade a sua evolução pessoal. 

Tenham uma fantástica semana!

Nuno Reis

Apresentação Nuno Reis

Chamo-me Nuno e ajudo pessoas a ficarem mais confiantes, motivadas e a saberem como optimizar o imenso potencial que têm dentro de si. A minha vocação é simplificar o que é necessário ser desenvolvido, para que conheçam a forma mais adequada de aproveitar oportunidades.
O foco é o potencial que tens dentro de ti e a criação da estratégia personalizada que dê resposta às tuas reais necessidades e com isso, teres acesso a um nível superior de performance e de sucesso.

A preparação mental é fundamental e vamos criar um plano personalizado de melhoria, para que melhores a forma de como geres as tuas emoções, energia e motivação, fortalecendo a tua capacidade de resposta em toda e qualquer situação. O plano que iremos criar juntos tem previsto a expansão da tua influência e notoriedade nas redes sociais, para que aumentes a percentagem de seguidores e com isso, consigas mais contactos qualificados para alavancares o teu sucesso. Vamos planear reuniões enquadradas com o teu Plano estratégico, assim como programas e eventos de fortalecimento de imagem. O aconselhamento e a orientação de tudo o que envolve a base do sucesso que pretendes alcançar.
Vais ter o meu compromisso, dedicação e proximidade, em todos os momentos do processo, factor que faz parte de quem sou e do modo de como trabalho, por ter a consciência da importância de sentires confiança. segurança e motivação e sentires que és respeitado(a) como pessoa.

nr@coachnunoreis.com
https://coachnuno.wixsite.com/sucesso