terça-feira, 4 de agosto de 2020

Live @ A Casinha esta semana


Gaspar é bisneto de Celeste Rodrigues e quis desde muito pequeno aprender a tocar guitarra portuguesa para poder acompanhar a sua bisavó. Concretizou este sonho quando tinha sete anos de idade, na Gala da Rádio Amália, pela mão do seu Mestre e Professor, o guitarrista Paulo Parreira. Depois disso acompanhou Celeste Rodrigues em diversas ocasiões. Tem como principais referências os Mestres Artur Paredes, Carlos Paredes e Jaime Santos. Com apenas 15 anos e no ano em que editou o seu primeiro trabalho discográfico, Gaspar foi o mais novo guitarrista a apresentar um concerto em nome próprio no ciclo Há Fado no Cais, no CCB, com sala esgotada, feito que repetiu na mítica sala do Lux-Frágil em Lisboa. Apesar da sua jovem idade, o talento de Gaspar não ficou alheio a Madonna, que o convidou a integrar a sua banda para a Tour de Madame X, convite que Gaspar aceitou e abraçou com entusiasmo, podendo assim, dar a conhecer o som da Guitarra Portuguesa a novos públicos, pelo mundo fora.


Natural de Sintra e dono de um carisma e de uma voz inconfundíveis, Tatanka tornou-se conhecido como o vocalista de uma das mais bem sucedidas bandas portuguesas da atualidade – The Black Mamba.
Em 2016 inicia a carreira a solo, num registo mais pessoal e de regresso às suas raízes, contando histórias e apresentando temas originais em português. “Alfaiate” e “De Alma Despida foram os primeiros temas apresentados, em Maio de 2017.
Também em 2017, Tatanka assume, a convite da Produtora Tavolanostra, a missão de mentor musical do projeto “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”. Ao longo das galas protagonizou, com vários artistas convidados, momentos acústicos únicos e intimistas, no contexto de cada aldeia anfitriã. Raquel Tavares, Aurea, Os Azeitonas, António Zambujo, Mariza Liz, The Black Mamba, Ana Bacalhau, Lúcia Moniz e Luísa Sobral foram os convidados escolhidos.
Em Dezembro de 2017, estreou-se a solo na Casa da Música (Sala 2), com casa esgotada, num concerto em que contou com vários convidados, tendo regressado em 2018, desta vez na Sala Suggia.
O álbum de estreia de Tatanka – “Pouco Barulho” – foi editado em Junho de 2019. O terceiro single, “Império dos Porcos”, conta com a participação de Miguel Araújo.