terça-feira, 4 de agosto de 2020

Portugueses pelo Mundo na RTP1


Histórias das comunidades portuguesas que levaram consigo um pouco da nossa terra para ver em “Portugueses pelo Mundo”, agora à quinta-feira, às 21h00, na RTP1.

Neste episódio do Portugueses pelo Mundo regressamos ao estado de Massachusetts para conhecer histórias de portugueses, desta vez nas cidades de New Bedford e Fall River, onde a maioria da comunidade tem origem nos Açores.

Joseph Cordeiro tem 55 anos e é natural da ilha de São Miguel. É o chefe da polícia da cidade de New Bedford. Nesta nossa viagem conhecemos um pouco do seu trabalho e da sua vida pessoal. Acompanhamos Joseph na visita a uma escola, no âmbito de um dos seus projetos, o qual tem como objetivo mostrar que a polícia é amiga das crianças.

Aos 57 anos, Paulina Arruda, natural da ilha Terceira, é psicóloga de formação e dona da WJFD, uma rádio portuguesa, presente em vários estados americanos. Com ela ficamos a conhecer o Museu da Baleia de New Bedford, onde existe uma galeria dedicada aos Açores, o porto de pesca, onde trabalham muitos portugueses.

De New Bedford seguimos rumo a Fall River, onde nos encontramos com o empresário lusodescendente Michael Benevides, de 43 anos. Dá-nos as boas-vindas junto à réplica das portas da cidade de Ponta Delgada. Michael mostra-nos alguns dos murais inseridos no Fabric Arts Festival, organizado pela Casa dos Açores. Durante esta visita a Fall River haverá ainda tempo para acompanhar um convívio típico da região: o convívio da Bretanha e a festa do inhame.

Portugueses pelo Mundo já passou por mais de 100 destinos e na temporada que celebra 10 anos traz-nos novas histórias de quem leva o nome de Portugal além-fronteiras. Acompanhe Portugueses pelo Mundo nas noites de quinta-feira, às 21h00, na RTP1. Na RTP Internacional o programa é emitido à quarta-feira, na emissão América às 01h30 e na emissão Europa pelas 21h30.