terça-feira, 8 de maio de 2018

EDP Fado Cafe


O EDP Fado Cafe, o palco do NOS Alive que se orgulha de receber os mais consagrados nomes do Fado, bem como outros artistas com fortes relações com este género musical único, acaba de confirmar o nome dos dois anfitriões de dia 12 de Julho. António Zambujo, um dos mais importantes artistas da música portuguesa, e Pedro Seabra, o jovem fadista que em tão pouco tempo conquistou o público português, são as vozes que vão encher o palco da Rua EDP no primeiro dia do festival.

António Zambujo dispensa apresentações. Um dos maiores artistas da música portuguesa, com provas dadas do seu tremendo sucesso em terreno nacional e internacional, vai apresentar no dia 12 de Julho um espetáculo onde será possível testemunhar como este estilo está bem presente no seu reportório.  O cantor e compositor, cuja trajetória musical tem caminhado entre o Fado e o Cante Alentejano, num estilo único, conta com recordes históricos de salas esgotadas, vários prémios da indústria, e uma discografia irrepreensível com oito álbuns editados. Um concerto certamente obrigatório.

Neste mesmo dia sobe ao Palco EDP Fado Cafe o jovem talento Pedro Seabra. O fadista teve a sorte de crescer numa família de músicos, mas foi o Fado que lhe chamou a atenção aos 10 anos. Foi convidado para ter participações em palcos importantes e conquistou as ruas de Alfama com a sua alma castiça e timbre vocal. Depois de se ter dedicado aos estudos em Espanha e de abraçar vários trabalhos um pouco por todo o mundo na área da hotelaria, regressa a Portugal com o forte objetivo de se dedicar à sua grande paixão, a música. Começou a fazer concertos em nome próprio e fez uma passagem marcante no programa da RTP, The Voice Portugal, em 2017. Em 2019 promete lançar o seu primeiro disco.

O Palco EDP Fado Café, o sétimo palco do NOS Alive, nasceu na 10.ª edição, na Rua EDP, uma zona renovada do recinto com cenografia tradicional portuguesa. Trata-se de um palco que tem dado provas de ser um verdadeiro sucesso, fortemente aplaudido pelo público e pela imprensa nacional e internacional. A requalificação desta rua com 150 metros de comprimento, eminentemente inspirada na traça pombalina, volta a albergar vários elementos da cultura portuguesa, entre eles a recriação do Museu da Eletricidade e do MAAT, dois verdadeiros ícones da cidade de Lisboa. Nesta zona vive o Palco EDP Fado Cafe, dois espaços centrais de ativação da EDP, e ainda várias zonas comerciais. O projeto é da autoria do arquiteto Rui Francisco e a produção está a cargo da EPC (Empresa Portuguesa de Cenários).