terça-feira, 8 de maio de 2018

João Noutel expõe na Boutique dos Relógios Plus Art


A Boutique dos Relógios Plus Art, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, recebe até dia 10 de Junho uma exposição do artista João Noutel. Lose Your Time With Me é uma mostra que evoca uma narrativa possível sobre o tempo, enquanto valor contemporâneo fonte de momentos de tensão ou de prazer.

Neste contexto, as obras apresentadas como que formam um cenário de acolhimento de paradigmas clássicos de sonho e felicidade. Em Lose Your Time With Me existem três obras da Série Station series com base na imagética do azulejo português, onde o autor desconstrói a carga simbólica associada a esse suporte, ao mesmo tempo que celebra a portugalidade.

De acordo com João Noutel: “esta exposição pretende remeter o observador/ visitante da Boutique dos Relógios Plus Art para um conjunto de possibilidades metafóricas sobre o prazer e o desejo e a importância do tempo, tendo como ponto de partida uma obra que representa um relógio sem ponteiros, enquanto objeto urbano da história da própria noção de passagem do tempo.”


Sobre o Autor

João Noutel nasceu no Porto em 1971. Actualmente, o artista vive e trabalha em Lisboa. A componente iconográfica e metafórica do universo criativo da Obra de João Noutel explora de forma subtilmente irónica alguns paradoxos da condição humana na sociedade contemporânea - sejam a tensão, a fama, o desejo, a felicidade, a desilusão, o sucesso, etc. -, desconstruindo, através de uma linguagem limpa e rigorosa com um forte impacto visual, os limites possíveis para a força gráfica da pintura.

A sua obra foi recentemente destacada em várias publicações nacionais e internacionais de arte contemporânea, estando representada em diversas colecções privadas e institucionais em Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Grécia, Inglaterra, Dubai, Índia e Estados Unidos.

Recebeu o Prémio de Pintura Abel Manta 2015 e é um dos artistas da exposição internacional Variations Portugaises, sobre o panorama da arte contemporânea portuguesa, patente no Centre d’Art Contemporaine Meymac, em França.